v. 23 n. 70 (2022): História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos

					Visualizar v. 23 n. 70 (2022): História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos
Publicado: 15-08-2022

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69623

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos

  • História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos

    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Márcia Cabral da Silva, Cristina Maria Coimbra Vieira
    2-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69625
  • O despertar da mulher negra: processos de lutas e existências

    Gleicy Borges Carneiro, Ladislau Ribeiro do Nascimento
    12-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67491
  • O canto das aves negras: escrita e docência como sonho de liberdade para mulheres negras

    Alexandra Lima da Silva
    27-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67103
  • A decolonialidade em direção ao feminismo negro quilombola: uma reflexão necessária

    Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Suely Dulce de Castilho
    41-56
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67212
  • Força de Yabá: representações da pomba-gira e de identidades femininas em terreiros da região Sul do Rio Grande do Sul

    Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti
    57-70
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67099
  • Mulheres professoras: campo, poder e resistência (1957-1970)

    Rosa Lydia Lydia Teixeira Corrêa
    71-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67322
  • Yara Lúcia Brayner Mattos: entre a política, a educação e a nutrição

    Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Gabrielly Cavalcanti de Lima
    86-98
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67351
  • A escritora Anilda Leão no contexto cultural de Alagoas

    Fabiana Sena, Ângela Maria dos Santos
    99-113
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67438
  • Violência e o crime em legítima defesa: resistência e transgressão de Amélia dos Santos (1921)

    Laura Maria Silva Araújo Alves, Telmo Renato da Silva Araújo, Elianne Barreto Sabino
    114-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67448
  • Trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica: um ensaio sobre a Espanha

    Ángel Baldomero Espina Barrio, Marlene De Oliveira
    129-138
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67455
  • Loide Bonfim: retratos da trajetória de uma mulher na reserva indígena de Dourados-MT (1938- 1984)

    Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
    139-151
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67534
  • Em cena com a Mestra Rosa Castro: o percurso de uma professora no cenário educacional maranhense.

    Marcia Cordeiro Costa, Cesar Augusto Castro
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66670
  • A presença das mulheres na história da educação no Brasil

    Rayane Silva Guedes, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
    167-189
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67213
  • Emancipação da mulher artista: o caso da poetisa pernambucana Léa Tereza Lopes de Oliveira

    Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes
    190-211
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67253
  • A linha tênue entre mulher negra, educação escolar e profissão (Rio Grande do Norte, 1931-1963)

    Marta Maria de Araujo, Paulo Basílio de Alcântara
    212-226
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66918
  • Deslocamente social mediante a educação: tessituras da mulher pobre e periférica (1970-1994)

    Lia Machado Fiuza Fialho, Vitória Chérida Costa Freire, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    227-239
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66947
  • A escolarização no compasso da vida: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja

    Jailson Costa da Silva, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Miscelânia da Silva
    240-255
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220
  • Trajetórias socioeducacionais de mulheres negras no Amapá: rompendo relações de poder

    Adaíles Aguiar Lima, Elivaldo Serrão Custódio
    256-272
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238

Artigos de Demanda Contínua

  • (Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa

    Patrícia Yumi Fujisawa, Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
    273-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175
  • Corpografias na leitura do literário

    Adair de Aguiar Neitzel, Isleide Steil, Marcella Barontini
    291-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640
  • O acolhimento do aluno imigrante nas escolas públicas do Rio de Janeiro

    Fernanda Silva de Oliveira, Janaína Moreira Pacheco de Souza
    308-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65977
  • Sobre a reeducação das relações étnico-raciais na escola pública: percepções de docentes de Mossoró/RN

    Francinaldo Rita da Silva, Guilherme Paiva de Carvalho, Francisco Vieira da Silva
    320-333
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61241
  • MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem

    Marcelo Prudente Silva, Mariana Pícaro Cerigatto
    334-352
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606
  • Calendário intercultural: resultado de uma pesquisa-ação com professoras

    Maria José Ambrósio Reis Peters, Marcia Machado Lima
    353-366
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937
  • O brincar em sentido ecológico

    Djavan Antério, Mariana Fernandes, Adelaide Dias
    367-388
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61638

Elos

  • Historias de mujeres educadoras: transgresiones y alteraciones del formato escolar

    Myriam Southwell
    389-402
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67219

Ensaios