Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 70 (2022): História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos
v. 23 n. 70 (2022): História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos
Publicado:
15-08-2022
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69623
História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos
História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos
Maria Celi Chaves Vasconcelos, Márcia Cabral da Silva, Cristina Maria Coimbra Vieira
2-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69625
O despertar da mulher negra: processos de lutas e existências
Gleicy Borges Carneiro, Ladislau Ribeiro do Nascimento
12-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67491
O canto das aves negras: escrita e docência como sonho de liberdade para mulheres negras
Alexandra Lima da Silva
27-40
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67103
A decolonialidade em direção ao feminismo negro quilombola: uma reflexão necessária
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Suely Dulce de Castilho
41-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67212
Força de Yabá: representações da pomba-gira e de identidades femininas em terreiros da região Sul do Rio Grande do Sul
Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti
57-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67099
Mulheres professoras: campo, poder e resistência (1957-1970)
Rosa Lydia Lydia Teixeira Corrêa
71-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67322
Yara Lúcia Brayner Mattos: entre a política, a educação e a nutrição
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Gabrielly Cavalcanti de Lima
86-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67351
A escritora Anilda Leão no contexto cultural de Alagoas
Fabiana Sena, Ângela Maria dos Santos
99-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67438
Violência e o crime em legítima defesa: resistência e transgressão de Amélia dos Santos (1921)
Laura Maria Silva Araújo Alves, Telmo Renato da Silva Araújo, Elianne Barreto Sabino
114-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67448
Trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica: um ensaio sobre a Espanha
Ángel Baldomero Espina Barrio, Marlene De Oliveira
129-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67455
Loide Bonfim: retratos da trajetória de uma mulher na reserva indígena de Dourados-MT (1938- 1984)
Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
139-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67534
Em cena com a Mestra Rosa Castro: o percurso de uma professora no cenário educacional maranhense.
Marcia Cordeiro Costa, Cesar Augusto Castro
152-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66670
A presença das mulheres na história da educação no Brasil
Rayane Silva Guedes, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
167-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67213
Emancipação da mulher artista: o caso da poetisa pernambucana Léa Tereza Lopes de Oliveira
Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes
190-211
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67253
A linha tênue entre mulher negra, educação escolar e profissão (Rio Grande do Norte, 1931-1963)
Marta Maria de Araujo, Paulo Basílio de Alcântara
212-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66918
Deslocamente social mediante a educação: tessituras da mulher pobre e periférica (1970-1994)
Lia Machado Fiuza Fialho, Vitória Chérida Costa Freire, Francisca Genifer Andrade de Sousa
227-239
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66947
A escolarização no compasso da vida: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja
Jailson Costa da Silva, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Miscelânia da Silva
240-255
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220
Trajetórias socioeducacionais de mulheres negras no Amapá: rompendo relações de poder
Adaíles Aguiar Lima, Elivaldo Serrão Custódio
256-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238
Artigos de Demanda Contínua
(Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa
Patrícia Yumi Fujisawa, Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
273-290
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.63175
Corpografias na leitura do literário
Adair de Aguiar Neitzel, Isleide Steil, Marcella Barontini
291-307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64640
O acolhimento do aluno imigrante nas escolas públicas do Rio de Janeiro
Fernanda Silva de Oliveira, Janaína Moreira Pacheco de Souza
308-319
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65977
Sobre a reeducação das relações étnico-raciais na escola pública: percepções de docentes de Mossoró/RN
Francinaldo Rita da Silva, Guilherme Paiva de Carvalho, Francisco Vieira da Silva
320-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61241
MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem
Marcelo Prudente Silva, Mariana Pícaro Cerigatto
334-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606
Calendário intercultural: resultado de uma pesquisa-ação com professoras
Maria José Ambrósio Reis Peters, Marcia Machado Lima
353-366
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937
O brincar em sentido ecológico
Djavan Antério, Mariana Fernandes, Adelaide Dias
367-388
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61638
Elos
Historias de mujeres educadoras: transgresiones y alteraciones del formato escolar
Myriam Southwell
389-402
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67219
Ensaios
"Não é um ano perdido graças à resistência das professoras": temporalidades e invenções em cotidianos escolares pandêmicos
Sabrina Mendonça Ferreira, Soymara Vieira Emilião
403-412
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.60458
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários