MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606

Palavras-chave:

museu afro, dispositivos pedagógicos digitais, decolonialidade

Resumo

Esse estudo apresenta o percurso metodológico da construção coletiva de um dispositivo pedagógico digital para o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, que integra o centenário terreiro de mesmo nome, uma das primeiras casas de culto afro no Brasil a ser tombada como patrimônio histórico nacional. Com o objetivo de contribuir para a difusão, reafirmação da identidade e preservação do seu acervo. E para tal, optou-se por trabalhar com a metodologia investigativa aplicada Design-Based Research, integrando especialistas acadêmicos convidados e a comunidade local. Utilizando-se de entrevistas qualitativas e diário de bordo. Os resultados englobam a apresentação do desenho pedagógico digital constituídos em imagens e mapas de navegação, com os pareceres dos participantes do processo e indicações dos possíveis desdobramentos e contribuições do estudo para as pesquisas em educação e comunicação.

Biografia do Autor

Marcelo Prudente Silva, Universidade Tiradentes

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com Pós Graduação (lato sensu) presencial em Comunicação Visual em Mídias Interativas pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) e Mestrado em Educação na linha de pesquisa Educação e Comunicação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). Atualmente ocupa a função de Professor de Artes Visuais da Educação básica na Secretária de Educação, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Sergipe (SEDUC). É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES) e desenvolve concomitantemente pesquisas e projetos culturais voltados às novas tecnologias digitais, em especial Interfaces Gráficas, Tecnologias da Educação e Comunicação e Arte Digital.

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Doutora em Ciência da Informação pela Unesp/campus Marília (2018). É mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru. Possui formação em jornalismo pela Universidade Sagrado Coração (USC). Fez período de pesquisa/doutorado sanduíche na Universidad Politecnica de Valencia (Espanha), no programa de Doutorado em Industrias de la Comunicación y Culturales (bolsista do Europe and Latin America Sustainable Innovation and Knowledge Academic Network - EuroInkaNet Project/Erasmus Mundus Programme/European Commission). Desenvolveu pesquisas no Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidad de Huelva (Espanha), na linha de Educomunicação, com auxílio da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado - AUIP. Cursou Análise do Discurso, na faculdade de Letras e Educação da Universidad Nacional de Cuyo - Argentina, e desenvolveu projetos relacionados a multiliteracias e múltiplas plataformas de leitura e produção de conteúdo digital, com apoio da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, em Aracaju-SE, integrante à linha de pesquisa de Educação e Comunicação. É integrante de grupos de pesquisa em outras universidades: Comportamento e Competência Informacionais, da FFC/Unesp-Marília e do grupo EpisCom, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui ampla atuação com projetos de extensão, pesquisa e formação docente relacionando alfabetização midiática e informacional, novas mídias, produção de conteúdo digital, cultura participativa, habilidades para o contexto de desinformação e comportamento das novas gerações no consumo de mídia. Atualmente, tem atuado relacionando a temática da saúde e bem estar com a alfabetização midiática/informacional e a cultura participativa no contexto de mídias digitais e a pandemia de covid-19.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Silva, M. P., & Cerigatto, M. P. (2022). MUSCAFO digital: uma abordagem decolonial em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem. Revista Teias, 23(70), 334–352. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60606