Sobre a reeducação das relações étnico-raciais na escola pública: percepções de docentes de Mossoró/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61241

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, ensino, docente, escola pública.

Resumo

O artigo analisa a percepção de docentes de escolas públicas de Mossoró/RN acerca da reeducação das relações étnico-raciais no período pós-lei 10.639/2003.  Fundamenta-se principalmente nas Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e em autores como Madeira (2020), Munanga (2005), Gomes (2001) e Gomes (2008). O corpus de análise é composto por fragmentos extraídos de entrevistas semiestruturadas feitas com nove docentes da rede estadual da cidade de Mossoró/RN. As análises pontuam que os docentes concebem a importância da efetivação de relações étnico-raciais positivas na escola, mas enumeram alguns obstáculos, como a ausência de formação adequada e os impactos de um currículo ainda matizado por um viés racial homogeneizante.

Biografia do Autor

Francinaldo Rita da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ensino  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Guilherme Paiva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Realizou, em 2007, Doutorado Sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL).  Professor Associado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN),

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

da Silva, F. R., Paiva de Carvalho, G., & Vieira da Silva, F. (2022). Sobre a reeducação das relações étnico-raciais na escola pública: percepções de docentes de Mossoró/RN. Revista Teias, 23(70), 320–333. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61241