Programa Mais Infância: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas Públicas, Programa "Mais Infância"Resumo
O presente trabalho buscou investigar a trajetória do Programa “Mais Infância”, política pública criada em 2013 pela Prefeitura Municipal de Niterói – RJ, voltada para a expansão das vagas em Educação Infantil, bem como para a qualificação da oferta. Foi utilizada a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica para analisar seis entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores municipais e familiares acerca das percepções sobre a política na realidade da educação do Município. A partir das categorias construídas no campo, buscou-se compreender quais os pontos fortes da política, e os pontos que podem ser aprimorados. Como resultados, conclui-se que o Programa é uma política bem-sucedida, que vem contribuindo para a expansão quantitativa, de acordo com o que o Plano Nacional de Educação demanda, mas também uma política voltada para a ampliação da qualidade social, que leva em conta a valorização e a formação docente, a qualidade da estrutura física das escolas, que fomenta a integração entre o cuidar e o educar, por meio da bidocência e de outras estratégias.
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