Programa Mais Infância: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Públicas, Programa "Mais Infância"

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a trajetória do Programa “Mais Infância”, política pública criada em 2013 pela Prefeitura Municipal de Niterói – RJ, voltada para a expansão das vagas em Educação Infantil, bem como para a qualificação da oferta. Foi utilizada a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica para analisar seis entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores municipais e familiares acerca das percepções sobre a política na realidade da educação do Município. A partir das categorias construídas no campo, buscou-se compreender quais os pontos fortes da política, e os pontos que podem ser aprimorados. Como resultados, conclui-se que o Programa é uma política bem-sucedida, que vem contribuindo para a expansão quantitativa, de acordo com o que o Plano Nacional de Educação demanda, mas também uma política voltada para a ampliação da qualidade social, que leva em conta a valorização e a formação docente, a qualidade da estrutura física das escolas, que fomenta a integração entre o cuidar e o educar, por meio da bidocência e de outras estratégias.

Biografia do Autor

Gisele Coelho de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Mestra em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2018). Pedagoga graduada pela Universidade Federal Fluminense (2010). Possui graduação também em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2014) - CRP 49506. É Pedagoga da Fundação Municipal de Educação de Niterói desde 2013, atuando anteriormente na Assessoria Especial de Articulação Pedagógica e atualmente na Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Nina Rita Torres. É professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói desde 2017. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil, gestão pública, políticas públicas e coordenação pedagógica. É integrante do NUGEPPE/UFF - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Estácio de Sá (UNESA) Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e professor nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro. É Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UFF, onde realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação entre 2018 e 2019. É graduado em Pedagogia (Unilasalle-RJ) e em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (PUC-Rio). Tem mais de 10 de anos de experiência como gestor escolar e professor da educação básica. É pesquisador e vice-líder do NUGEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (UFF) e do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RIO). Atualmente, é Conselheiro do CEE/RJ - Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, onde preside a Câmara de Educação Básica, sendo ainda representante suplente indicado no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb-RJ. Foi eleito (biênio 2021-2023) vice-coordenador da seção fluminense da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). É editor da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE/Anpae) e editor de comunicação da Formação em Movimento - Revista da Anfope. É membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (biênio 2021-2023)

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Coelho de Oliveira, G., & Mocarzel, M. S. M. V. (2023). Programa Mais Infância: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJ. Revista Teias, 24(72), 197–211. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua