Avaliação pedagógica de alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado

Fernanda Oscar Dourado Valentim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Resumo


A avaliação pedagógica deve ter lugar de destaque nos processos de ensino do aluno com deficiência intelectual já que, por meio dela, é possível levantar aspectos que podem contribuir para o seu desenvolvimento e sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar e analisar como tem se configurado as práticas relacionadas à avaliação pedagógica do aluno com deficiência intelectual, no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram participantes deste estudo cinco professoras da Educação Especial da rede municipal de educação de uma cidade do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi de grupo focal. O Software Atlas.Ti 8 foi utilizado para codificação e categorização dos relatos por temas relevantes que se constituíram em unidades de análise discutidas com base na teoria histórico-cultural. Os resultados deste trabalho trazem contribuições para as áreas de estudo em avaliação da pessoa com deficiência intelectual no AEE, além de demonstrarem algumas fragilidades no contexto das práticas avaliativas e, também, a não existência de referenciais ou indicadores sólidos que subsidiem tais práticas.


Palavras-chave: avaliação pedagógica; AEE, deficiência intelectual; Educação Especial; Teoria Histórico-Cultural.


Palavras-chave


avaliação pedagógica; AEE, deficiência intelectual

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67307

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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