Produções acadêmicas em políticas educacionais: o uso do aporte teórico de Stephen Ball

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967

Palavras-chave:

política pública, avaliação educacional, Pernambuco, Stephen Ball.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com abordagem quali-quantitativa. Objetivamos investigar a potencialidade dos estudos políticos do sociólogo inglês Stephen Ball na área educacional. Mapeamos universidades e relacionamos pesquisadores que adotam Ball como referencial teórico alternativo para análises de políticas educacionais. Para isso, nos apropriamos de textos do pesquisador em foco, e adotamos como base empírica os trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Inferimos que os estudos de Ball possibilitam um caminho investigativo reflexivo, com robustez conceitual e compreensão das condições sociais que circundam as políticas públicas, consolidando-se no Brasil como opção de análise por oferecer uma perspectiva contextualizada e crítica, tanto de políticas públicas quanto de programas educacionais.

Biografia do Autor

Divane Oliveira de Moura Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco.

Neide Menezes Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Educação - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Coordenação Pedagógica - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós- Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped - UERJ. Doutora e Mestra em Educação - Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

de Moura Silva, D. O., Silva, N. M., & Cunha, K. S. (2022). Produções acadêmicas em políticas educacionais: o uso do aporte teórico de Stephen Ball. Revista Teias, 23(71), 362–379. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967