Produções acadêmicas em políticas educacionais: o uso do aporte teórico de Stephen Ball

Divane Oliveira de Moura Silva, Neide Menezes Silva, Kátia Silva Cunha

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com abordagem quali-quantitativa. Objetivamos investigar a potencialidade dos estudos políticos do sociólogo inglês Stephen Ball na área educacional. Mapeamos universidades e relacionamos pesquisadores que adotam Ball como referencial teórico alternativo para análises de políticas educacionais. Para isso, nos apropriamos de textos do pesquisador em foco, e adotamos como base empírica os trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Inferimos que os estudos de Ball possibilitam um caminho investigativo reflexivo, com robustez conceitual e compreensão das condições sociais que circundam as políticas públicas, consolidando-se no Brasil como opção de análise por oferecer uma perspectiva contextualizada e crítica, tanto de políticas públicas quanto de programas educacionais.


Palavras-chave


política pública; avaliação educacional; Pernambuco; Stephen Ball.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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