Os imigrantes chegam às escolas... e as políticas públicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66114

Palavras-chave:

Imigração Haitiana, Educação Básica em Santa Catarina, Imigração e Políticas Educacionais.

Resumo

O presente artigo sistematiza o resultado de uma pesquisa realizada no período de 2019     a 2021. Discute a existência de políticas públicas estaduais de inclusão e inserção qualitativa da população haitiana nas escolas de Educação Básica do Estado de Santa Catarina. Para isso, percorre  um caminho investigativo por três instâncias, a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação e a Assembleia Legislativa, por meio do qual é possível identificar as dinâmicas e permeabilidades do Estado às novas demandas, e inventariar os documentos oriundos dessas instâncias voltados às populações imigrantes. Do conjunto de fontes, sobressai a Lei que institui a política estadual para a população Imigrante. Os Documentos são analisados à luz das políticas educacionais e da Análise de Conteúdo. Conclui que ainda há uma invisibilidade das políticas públicas, especialmente específicas ao campo educacional. Entretanto, reconhece os avanços com a instituição de uma política estadual para essa população, o que possibilitará a emergência de políticas públicas em educação.

Biografia do Autor

Marilda Merência Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Associada, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Atua nas áreas de Fundamentos da Educação e História da Educação Brasileira.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Damasio, M. J., & Rodrigues, M. M. (2022). Os imigrantes chegam às escolas. e as políticas públicas?. Revista Teias, 23(69), 147–163. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66114

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças