Entre Sísifo e Chronos: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62392

Palavras-chave:

tempo de espera, tempo de esperança, docência na pandemia

Resumo

Sísifo, figura da mitologia grega, evoca-nos duas distintas ideias: a sagacidade que ludibria os poderosos — por duas vezes enganou as forças do submundo e escapou à morte — e o sofrimento de um esforço que jamais finda. Condenado a uma pena exemplar por enganar as forças do inferno, Sísifo é submetido a um ordálio cíclico e sem fim. Contudo, fica uma questão: Teria a atuação docente, principalmente durante o isolamento social e suas aulas remotas, seu quê de pena sisífica? Ou existe no aparente castigo do filho de Éolo mais que as aparências sugerem? O presente artigo apresenta uma aproximação entre o mito de Sísifo e o fazer docente voltado ao atendimento às classes populares, revelando um drama sob a ótica do esperançar freireano, sob os auditores de diferentes dimensões do tempo: Chronos, Aión e Kairós. Tal drama surge no tempo aiônico, o tempo da infância, no tempo do fazer sempre de novo sem deixar pesar em vão o fardo da pedra. Pedra esta ressignificada no presente texto, repensada como um fazer sempre novo, mesmo que aparentemente repetitivo. Aludimos ao esforço sísifo de carregar a mesma pedra morro acima a prática docente pautada no ensinar e aprender que se confundem e se complementam em uma espera esperançosa e utópica imbricada no inconformismo e na fé da emancipação social.

 

Biografia do Autor

Fabiana Eckhardt, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Professora, nomeada Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP (2019/2022). Foi Vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades da UCP (2013-2018) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UCP (2010- 2018). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Colégio de Aplicação- UCP- Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental (2004- 2011). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Docências e Alteridade, IDA/UCP, vinculado à Linha de Pesquisa Instituições educacionais, políticas públicas, práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP e co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública- GEPAEP/UFF. Tem experiência na área da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação popular, avaliação educacional, cotidiano escolar da educação infantil e alfabetização.

Aline Praça Bernar, Colégio de Aplicação- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura em letras português/inglês pela UERJ/FFP, Mestrado e Doutorado em educação pela UFF no âmbito dos estudos da educação popular.  Atuou em várias instituições públicas e privadas de ensino básico e superior.  Hoje é professora substituta de língua portuguesa no colégio de Aplicação da UFRJ e na prefeitura de petropolis. É membro do grupo de pesquisa GEPAEP - grupo de estudos e pesquisas sobre avaliação, educação popular e escola pública da UFF.

Renato Simões Moreira, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ (2016). Especialista em Metodologia de ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho (2009). Graduado em Letras - Português e Literatura, pela Universidade Castelo Branco (2003). Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuando na educação pública desde 2005: Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC: 2005-2013), Pré-Vestibular Social do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (PVS-CEDERJ: 2009-2015) e Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED: 2006-atualidade). Participante do Grupo de Trabalho para composição do Currículo de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita onde também, atualmente, compõe o corpo docente da Escola Municipal de Educação Integral Irena Sendler.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Eckhardt, F., Bernar, A. P., & Moreira, R. S. (2021). Entre Sísifo e Chronos: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança. Revista Teias, 22(67), 18–30. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62392

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias