O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017

Palavras-chave:

Paulo Freire, Escritas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores.

Resumo

Tecemos uma reflexão de abordagem teórica bibliográfica neste texto, com o objetivo de compreender o pensamento de Paulo Freire no contexto de uma pedagogia narrativa no Brasil. As ideias partem de reflexões das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire (2013; 2014; 1996) em articulação com Josso (2010), Bragança (2018), Passeggi (2011; 2016), e outros. O objetivo é fazer um diálogo entre os autores operando sobre a pedagogia narrativa como uma prática da liberdade. Interrogamos saber as políticas de formação e suas contribuições na construção da formação de professores. Os resultados mostram que uma pedagogia narrativa com que Freire empreendeu, representou um “divisor de águas” no campo da formação de professores, e que se reverberou um diferentes correntes epistemológicas, como na tessitura das pesquisas em educação, e na consequente ampliação do campo das narrativas (auto)biográficas na educação e em outras áreas do conhecimento. Seu legado é inestimável para a sociedade brasileira, permeando diferentes temporalidades e alcançando várias outras gerações de professores pesquisadores narradores na formação humana.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI). É Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Helen Arantes Martins, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Faculdade Santo André (FASA).

Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Bolsista PiBiC. Licenciatura Plena em História (Fasa). Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia Educaciona (FASA). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT)/ Bolsista da CAPEs. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Pedagógicos (GEP). Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)- Grupo: História e História Cultural (MEMÓRIA).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Pós-Doutora pelo programa de Pós-Graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ) e coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ).

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Morais, J. de S., Martins, H. A., & Bragança, I. F. de S. (2021). O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias, 22(67), 159–171. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias