Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162

Palavras-chave:

literatura infantil, ensino de ciências, relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo, de base teórica, tem por objetivo promover aproximações entre o Ensino de Ciências e o legado freiriano a partir de narrativas femininas negras para infância. Acreditamos ser fundamental pensarmos um mundo outro, tendo a escola como local de transformação e de engajamento na luta por uma sociedade menos injusta. Para tal, teceremos aproximações entre Paulo Freire e bell hooks[1], buscando mostrar ser possível epistemologias comprometidas com uma verdadeira mudança social, tão necessária diante dos desafios impostos pela conjuntura atual. Sendo este ano de 2021 o ao do centenário de Paulo Freire, se faz urgente o retorno ao seu pensamento e prática libertadora, assim como reavivar experiências, reencantar o futuro. Portanto, buscaremos pensar de que forma a Literatura pode ser uma narrativa potente na busca por fazer emergir vozes silenciadas, assim como o Ensino de Ciências pode se mostrar também parte fundamental para uma formação humana capaz de produzir conhecimento em prol da justiça social. Para isto, vamos revistar e ressignificar a palavra freiriana e também a Literatura Infantil de bell hooks, duas vozes que denunciam as desigualdades, assim como anunciam possibilidades de ser e estar em um mundo verdadeiramente igualitário. Acreditamos assim, celebrar Paulo Freire e pensar um mundo outro possível.


[1] A autora utiliza o próprio nome escrito todo em letras minúsculas, justificando que a ênfase de seu trabalho deve ser dada ao conteúdo de sua escrita e não à sua pessoa.

Biografia do Autor

Eloize Braga Quintanilha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga e Mestranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Letras Vernáculas - Literaturas Africanas de Língua Portuguesa)Professora Adjunta da UFRJPesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ)

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Quintanilha, E. B., & Costa, F. A. G. da. (2021). Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks. Revista Teias, 22(67), 343–354. https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias