Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634

Palavras-chave:

Escolas civis públicas. Escolas Cívico-militares. Conservadorismo. Apagão educacional.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os fenômenos que levaram a transferência das escolas civis públicas para as mãos dos militares, considerando, ainda, as consequências da militarização dentro do ambiente escolar. A militarização de escolas públicas no Brasil, nos moldes atuais, é um fenômeno empírico surgido com mais ênfase no ano de 2013 no estado de Goiás, onde os ideais conservadoristas sustentam a defesa desse velho modelo pedagógico, agora em um novo desenho institucional. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa, tendo sido a análise de conteúdo o principal esteio da trilha investigativa, com destaque para a análise do Manual das Escolas Cívico-militares publicado recentemente pelo governo federal. Questões de partida: 1) por que as escolas militarizadas surgem com boa aceitação na sociedade brasileira? 2) quais benefícios a proposta pode trazer para a educação brasileira? 3) como política pública, qual o escopo da proposta do Ministério da Educação? Os resultados apontam que a onda de conservadorismo que assola a sociedade brasileira e a ideia do “apagão educacional” impulsionaram o clamor social de pais e comunidade escolar por um “novo” modelo de escola, priorizando-se, dessa forma, a disciplina e a obediência, além da segurança no ambiente escolar em vez da aprendizagem e democracia.

 

Biografia do Autor

Zenilda Rodrigues Dias, Universidade Federal do Amapá

pedagoga, professora do Quadro Efetivo do Estado do Amapá, especialista em docência prisional pela Universidade Federal do Amapá, trabalha no câmara de Educação básica do conselho estadual de educação do estado do amapá

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Ciências pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico/NAEA/UFPA. Realizou estágio de pós doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Professor e pesquisador no Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Dias, Z. R., & Ribeiro, A. C. (2021). Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira. Revista Teias, 22, 406–426. https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634