Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57149

Palavras-chave:

formação continuada de professores, comunicação alternativa, autoscopia, transtorno do espectro autista.

Resumo

A formação de professores vem contribuindo no desenvolvimento profissional e na participação nos movimentos de a luta mais ampla por justiça social. Na área da Educação Especial e Inclusiva a formação ainda oferece a diminuição das lacunas na qualidade da educação e no processo de comunicação entre estudantes de diferentes perfis e seus professores. O presente artigo tem como objetivo apresentar um Programa de Formação Continuada no uso da Comunicação Alternativa (CA) para professores do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública. Esse programa é fruto de uma pesquisa de doutorado onde analisou-se os efeitos da autoscopia na prática docente. Assim como verificou-se os efeitos da Comunicação Alternativa nas relações interativas no cotidiano escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas professoras. Os resultados sinalizaram uma maior interação comunicativa dos estudantes com suas professoras. Assim, esses estudantes começaram a fazer uso da CA em sala de aula, tendo o PECS-Adaptado como um eficaz sistema, ampliando as oportunidades de comunicação.

 

Biografia do Autor

Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ e da Universidade Estácio de Sá. Doutoranda em Educação - PROPed/UERJ. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ e do Grupo de Pesquisa Professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Guthierrez, C. C. M. y, & Walter, C. C. de F. (2021). Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista. Revista Teias, 22(66), 240–255. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57149

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva