Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista

Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez, Catia Crivelenti de Figueiredo Walter

Resumo


A formação de professores vem contribuindo no desenvolvimento profissional e na participação nos movimentos de a luta mais ampla por justiça social. Na área da Educação Especial e Inclusiva a formação ainda oferece a diminuição das lacunas na qualidade da educação e no processo de comunicação entre estudantes de diferentes perfis e seus professores. O presente artigo tem como objetivo apresentar um Programa de Formação Continuada no uso da Comunicação Alternativa (CA) para professores do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública. Esse programa é fruto de uma pesquisa de doutorado onde analisou-se os efeitos da autoscopia na prática docente. Assim como verificou-se os efeitos da Comunicação Alternativa nas relações interativas no cotidiano escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas professoras. Os resultados sinalizaram uma maior interação comunicativa dos estudantes com suas professoras. Assim, esses estudantes começaram a fazer uso da CA em sala de aula, tendo o PECS-Adaptado como um eficaz sistema, ampliando as oportunidades de comunicação.

 


Palavras-chave


formação continuada de professores; comunicação alternativa; autoscopia; transtorno do espectro autista.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57149

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional