O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558

Palavras-chave:

Pesquisa cartográfica, imagens cinematográficas, docências inventivas, potência de ação coletiva, currículos.

Resumo

O artigo problematiza os efeitos das imagens cinematográficas na pesquisa cartográfica com os cotidianos da educação básica em meio às imagens de pensamento das crianças, dos jovens e das professoras nos processos de aprender-ensinar e de criar currículos. Utiliza Deleuze e Carvalho como intercessores teórico-metodológicos para defender a potência das imagens em redes de conversações — força de ação coletiva. Conclui que as relações entre imagens cinematográficas e Educação possibilitam a liberação da vida inventiva na escola, evocando a alegria de encontros que potencializam uma abertura do campo dos possíveis para docências artistas, para aulas como acontecimento inventivo, para os currículos e para as pesquisas cartográficas com os cotidianos escolares.

Biografia do Autor

Sandra Kretli Silva, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas do Ensino da Ufes;

Professora do PPGE e do PPGMPE da Ufes;

Membro do grupo de pesquisa do CNPq Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores;

Ana Cláudia Santiago Zouain, UFES

Mestre pelo Programa de Pós-graduação mestrado profissional em educação e membro do grupo de pesquisa do CNPq Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores;

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, UFES

Mestre pelo Programa de Pós-graduação mestrado profissional em educação e membro do grupo de pesquisa do CNPq Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e formação de professores;professor da rede estadual do ES.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Silva, S. K., Zouain, A. C. S., & Fernandes, N. M. G. (2021). O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos. Revista Teias, 22, 359–371. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558