O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos
Resumo
O artigo problematiza os efeitos das imagens cinematográficas na pesquisa cartográfica com os cotidianos da educação básica em meio às imagens de pensamento das crianças, dos jovens e das professoras nos processos de aprender-ensinar e de criar currículos. Utiliza Deleuze e Carvalho como intercessores teórico-metodológicos para defender a potência das imagens em redes de conversações — força de ação coletiva. Conclui que as relações entre imagens cinematográficas e Educação possibilitam a liberação da vida inventiva na escola, evocando a alegria de encontros que potencializam uma abertura do campo dos possíveis para docências artistas, para aulas como acontecimento inventivo, para os currículos e para as pesquisas cartográficas com os cotidianos escolares.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias