Psicologia da Educação Matemática e formação de professores em grupos de pesquisas brasileiros

Beatriz Gouvea Lopes, Klinger Teodoro Ciríaco, Ana Carolina Faustino

Resumo


Objetivou-se mapear a produção do conhecimento no campo da Psicologia da Educação Matemática, especificamente sobre o conceito de atitude na formação de professores a partir da tendência investigativa de três grupos de pesquisas brasileiros. O foco central do estudo foi levantar a tendência investigativa a fim de identificar suas contribuições para o avanço do debate teórico sobre a prática docente e atitude de professores dos anos iniciais no período de 2008 a 2018. Com a análise das teses e dissertações, evidenciamos a importância de tanto os familiares como os professores dos estudantes terem uma atitude positiva em relação à Matemática, pois estes indivíduos exercem forte influência na formação de atitudes.


Palavras-chave


Psicologia da Educação Matemática; Produções de Grupos de Pesquisa; Atitudes.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.46536

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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