Psicologia da Educação Matemática e formação de professores em grupos de pesquisas brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.46536

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática, Produções de Grupos de Pesquisa, Atitudes.

Resumo

Objetivou-se mapear a produção do conhecimento no campo da Psicologia da Educação Matemática, especificamente sobre o conceito de atitude na formação de professores a partir da tendência investigativa de três grupos de pesquisas brasileiros. O foco central do estudo foi levantar a tendência investigativa a fim de identificar suas contribuições para o avanço do debate teórico sobre a prática docente e atitude de professores dos anos iniciais no período de 2008 a 2018. Com a análise das teses e dissertações, evidenciamos a importância de tanto os familiares como os professores dos estudantes terem uma atitude positiva em relação à Matemática, pois estes indivíduos exercem forte influência na formação de atitudes.

Biografia do Autor

Beatriz Gouvea Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Bolsista CNPq (PIBIC): Acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas (CEHC) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS.

Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Lopes, B. G., Ciríaco, K. T., & Faustino, A. C. (2020). Psicologia da Educação Matemática e formação de professores em grupos de pesquisas brasileiros. Revista Teias, 21, 131–148. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46536

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua