BICHAS PRETAS E NEGÕES: SEUS FAZERES CURRICULARES EM ESCOLAS DAS PERIFERIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44438

Palavras-chave:

Masculinidades, Currículos, Cotidianos, Escolas.

Resumo

Neste artigo, debateremos os limites e possibilidades das masculinidades negras imersas em normas curriculares cisheteropatriarcaisde duas escolas públicas localizadas nas periferias das cidades de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, RJ. Para tanto, asexperiências autoetnográficas de dois docentes serão as bases para narrar as tensões e acordos emergentes a partir dos deslocamentos produzidos a partir das normas escolares, nos denunciando que, obstante ao controle, emergem ricas polissêmicas performatividades que habitam os cotidianos das escolas e disputam seus currículos.

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Instituto de Educação - Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Silva Soares (PNPD/CAPES), líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências. Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos. Editor da Revista Momento: diálogos em educação.

Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira, UFRRJ Rede de Educação Básica do Estado e Município do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestrado em Educação pela mesma universidade na linha de pesquisa em Educação e Diversidades Étnico-Raciais; Especialista em Relações Étnico-Raciais e Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduado em Letras - Português/Língua Inglesa pela Universidade Castelo Branco (UCB); Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Educação Básica da Rede Pública do Estado e Município do Rio de Janeiro. Atualmente, é membro do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX) e pesquisa os seguintes temas: educação e relações étnico-raciais; masculinidades; população LGBT; estudos decoloniais e cotidiano escolar.

Paulo Melgaço da Silva Junior, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989). Atua principalmente nos seguintes temas: currículo,cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Caetano, M. R. V., Teixeira, T. M. de S., & Silva Junior, P. M. da. (2019). BICHAS PRETAS E NEGÕES: SEUS FAZERES CURRICULARES EM ESCOLAS DAS PERIFERIAS. Revista Teias, 20(59), 39–55. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44438

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo