JUVENTUDES FLEXÍVEIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: incertezas do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.41216

Palavras-chave:

Juventudes, flexibilidade, incertezas, Amazônia.

Resumo

O objetivo é fazer reflexões sobre as juventudes e os fenômenos presentes no século XXI destacando no quadro empírico percepções de juventudes universitárias populares da Amazônia setentrional brasileira. A categoria juventudes tem sido de difícil enquadramento analítico mas a literatura aceita que processos de individualização estariam em curso desde a viragem do século XX. As questões de partida são: O que a literatura vem apontando quantos aos fenômenos do século XXI que atingem as juventudes? Quais as percepções de juventudes universitárias populares sobre questões específicas que podem lhes afligir? A abordagem metodológica além da consulta aos interlocutores especialistas nesse campo do saber também realizou pesquisa empírica com estudantes de licenciaturas de uma universidade federal da região norte do Brasil, razão pela qual estão sendo denominados de “juventudes populares”. Os resultados apontam, na literatura, consenso quanto a processos de individualização, preocupação com a dimensão social e no grupo estudado percepções para a aceitação do individualismo, competitividade, incertezas quanto ao futuro e vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá

Professor  de Sociologia da Educação na Univerdiade Federal do Amapá, pesquisador e doutor em Ciências: desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA/UFPA.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Ribeiro, A. C. (2019). JUVENTUDES FLEXÍVEIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: incertezas do século XXI. Revista Teias, 20(58), 158–173. https://doi.org/10.12957/teias.2019.41216

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua