SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.38584

Palavras-chave:

Professores/as iniciantes, Currículo, Biografias Educativas.

Resumo

Este artigo bibliográfico, faz algumas reflexões acerca da Biografia Educativa, como dispositivos de investigação-formação na educação, entrelaçadas com o contexto das políticas curriculares no cotidiano de professores/as iniciantes. Tem como objetivo: compreender as implicações das políticas curriculares atuais na tessitura das identidades de professoras iniciantes. Os resultados evidenciam que o confronto que o profissional no início da carreira docente enfrenta, em decorrência das mudanças que vem sendo impostas e se delineando no contexto da sociedade neoliberal atualmente, sobretudo, das políticas curriculares, traz inúmeras dúvidas e ambiguidades relacionados aos saberes e fazeres que são necessários mobilizar no cotidiano da prática pedagógica.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e Pedagogo pela Faculdade de Cências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Morais, J. de S. (2019). SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS. Revista Teias, 20(57), 305–314. https://doi.org/10.12957/teias.2019.38584

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua