O cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: os brinquedos em cena.

Autores

  • João Augusto Galvão Rosa Costa Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Docente
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense/ Docente

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110

Palavras-chave:

Cotidiano, Educação Física, Brinquedo

Resumo

Este trabalho parte do cotidiano da educação infantil de uma escola do Município de Duque de Caxias, localizada no Bairro de Gramacho. Discute um cenário despertado por alunos das turmas 51 e 52 da Educação Infantil durante as aulas de educação física escolar. Elegemos a observação participante como instrumento de coleta de dados. Tem como base teórica Michel Certeau, Tizuko Morchida Khishimoto, Gilles Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos orientaram nas reflexões, discussões acerca das ações apresentadas pelos alunos que se apropriaram desse objeto nas aulas, gerando categorias como a imaginação, a imitação, representação e reinvenção do brincar, pois o processo de (re) construção materializou diversos conteúdos dialogados no cotidiano das aulas.

Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Docente

Licenciado em Educação Física pela UFF. Especialista em Educação Física escolar pela UFF. Especislista em Docência na Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Professor de Educação Física da Rede Municpal de Duque de Caxias.

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense/ Docente

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV do curso de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação profissional, planejamento e currículo. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense 2018. Coordenadora de Área do PIBID/UFF 2011-2013. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Costa, J. A. G. R., & Terra, D. V. (2019). O cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: os brinquedos em cena. Revista Teias, 20(56), 265–280. https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110