O cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: os brinquedos em cena.
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110Palavras-chave:
Cotidiano, Educação Física, BrinquedoResumo
Este trabalho parte do cotidiano da educação infantil de uma escola do Município de Duque de Caxias, localizada no Bairro de Gramacho. Discute um cenário despertado por alunos das turmas 51 e 52 da Educação Infantil durante as aulas de educação física escolar. Elegemos a observação participante como instrumento de coleta de dados. Tem como base teórica Michel Certeau, Tizuko Morchida Khishimoto, Gilles Brougère, Walter Benjamin, Paulo de Salles Oliveira, Johan Huizinga que nos orientaram nas reflexões, discussões acerca das ações apresentadas pelos alunos que se apropriaram desse objeto nas aulas, gerando categorias como a imaginação, a imitação, representação e reinvenção do brincar, pois o processo de (re) construção materializou diversos conteúdos dialogados no cotidiano das aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.