<b>O GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS</b>

Autores

  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32816

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Governamento, Jogos eletrônicos. Environmental Education, Government, Electronic games. Educación Ambiental, Gobernación, Juegos electrónicos.

Resumo

Resumo: O presente artigo teve por objetivo investigar, a partir do tema Educação Ambiental (EA) e jogos eletrônico, os discursos de EA em jogos eletrônicos. Para isso, selecionou-se os jogos eletrônicos: ECO, por meio de reportagens apresentadas em sites da internet e os gameplays do jogo The Sims, coletados no canal do YouTube. A partir de perguntas norteadoras e com base nos estudos sobre análise do discurso desenvolvida por Michel Foucault, percebeu-se nos materiais uma EA acionada pelo medo da perda do planeta. Bem como, a instituição de condutas ambientalmente corretas que ensinam a administrar os recursos naturais.

 

Abstract: The objective of this article was to investigate, from the theme Environmental Education (EE) and electronic games, the discourses of EE in electronic games. For this reason, were selected the electronic games: ECO, through reports presented on websites and gameplays of The Sims game, collected on the YouTube channel. From the guiding questions and based on the studies on discourse analysis developed by Michel Foucault, it was perceived in the materials an EE triggered by the fear of the loss of the planet. As well as, the institution of environmentally correct conduct that teach to manage the natural resources.

 

Resumen: El presente artículo tuvo por objetivó investigar, a partir del tema Educación Ambiental (EA) y juegos electrónicos, los discursos de EA en juegos electrónicos. Para ello, se seleccionaron los juegos electrónicos: ECO, por medio de reportajes presentados en sitios de internet y los gameplays del juego The Sims, recogidos en el canal de YouTube. A partir de preguntas orientadoras y con base en los estudios sobre análisis del discurso desarrollada por Michel Foucault, se percibió en los materiales una EA accionada por el miedo a la pérdida del planeta. Así como, la institución de conductas ambientalmente correctas que enseñan a administrar los recursos naturales.

Biografia do Autor

Elisângela Barbosa Madruga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista CAPES. Endereço para correspondência: Rua Irmão Isício,124, Bairro Castelo Branco I – cep: 96214-150 – Rio Grande RS, Brasil. elisangelamadruga@outlook.com

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Educação, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista Produtividade do CNPq. Endereço para correspondência: Rua Hércio do Nascimento, 215, Bairro Cassino – cep: 96205-285 - Rio Grande RS, Brasil. paula.c.henning@gmail.com

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

Madruga, E. B., & Henning, P. C. (2018). <b>O GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS</b>. Revista Teias, 19(53), 345–357. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32816

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua