QUEM DISSE QUE AS QUESTÕES RACIAIS NÃO AFETAM OS BEBÊS?

Autores

  • Circe Mara Marques Universidade alto Vale do Rio do Peixe
  • Leni Vieira Dornelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30344

Palavras-chave:

Bebês, Igualdade racial, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Resumo

Este artigo trata dos modos de apresentação de culturas afro-brasileiras às crianças de 0-3 anos em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Discute o trabalho pedagógico relacionado a tais culturas, com o objetivo de implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Em um primeiro momento, foram feitas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores e, em um segundo momento, as alunas de Pedagogia realizaram práticas nos berçários. O estudo sinalizou a importância de que sejam ampliadas, nos cursos de formação de professores, as discussões que tratam sobre a potência dos bebês e sobre a importância da inserção de práticas promotoras de igualdade racial no cotidiano da escola infantil na busca de uma educação antirracista.

 

Biografia do Autor

Circe Mara Marques, Universidade alto Vale do Rio do Peixe

Doutora em Educação (UFRGS); Pós-doutora em Educação (UFRGS); Pós-doutoranda em educação pela UMINHO-PT.

Professora no curso de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e no curso de Mestrado Profissional em Educação Básica na Universidad Alto Vale do Rio do Peixe

http://lattes.cnpq.br/9199984157052418

Leni Vieira Dornelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS); Pós-doutora em Educação pela UMINHO-PT.

Professsora na UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/3511046334487379

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Marques, C. M., & Dornelles, L. V. (2018). QUEM DISSE QUE AS QUESTÕES RACIAIS NÃO AFETAM OS BEBÊS?. Revista Teias, 19(52), 48–59. https://doi.org/10.12957/teias.2018.30344

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos