LETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores

  • Ezer Wellington Gomes Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Roberta de Sousa Mélo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26474

Palavras-chave:

Ensino Médio, Surdez, Letramento

Resumo

Este estudo visa desvelar a situação atual de escolarização de alunos surdos que cursam o Ensino Médio, como também as práticas de leitura e escrita adotadas no contexto de uma escola especializada no ensino de surdos da cidade do Rio de Janeiro- RJ. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual aplicada a um grupo de cinco professores de Língua Portuguesa. Cada entrevista foi gravada e transcrita para posterior análise.  A partir das declarações obtidas, evidenciou-se que, mesmo se tratando de uma escola especializada para o ensino de surdos, os resultados referentes à apropriação da leitura e escrita desses alunos não representam grande sucesso. Existe, pois, um problema evidente que está para além da formação docente, trata-se das práticas utilizadas em sala de aula e/ou a dinâmica pedagógica pensada/disseminada para o ensino de surdos na atualidade. Diante dessa constatação, é mister um (re)pensar dos fundamentos que permeiam a escolarização desses sujeitos, levando em conta sua cultura e suas peculiaridades. Por conseguinte, é necessário a busca por práticas que mais se aproximam da sua realidade, de modo que esse aluno tenha condições de atuar assumindo seu papel enquanto cidadão pleno, tendo condições de se posicionar enquanto sujeito social. Dessa forma, foge-se de estratégias que apontam para uma padronização das diferenças, as quais dificultam a apropriação da língua escrita, uma vez que todos os alunos, sem a exceção dos surdos, necessitam de conhecimento de mundo para que possam (re)contextualizar o escrito e, daí, derivar o sentido.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26474

Biografia do Autor

Ezer Wellington Gomes Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Assistente na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua no curso de Licenciatura em Edicação Física - UNIVASF/CEFIS.

Roberta de Sousa Mélo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Professora Adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UNIVASF/PPGEF/CEFIS.

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

Lima, E. W. G., & Mélo, R. de S. (2017). LETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. Revista Teias, 18(49), 76–89. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26474