PERMANÊNCIA ESCOLAR, MEMÓRIA E AUTORIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA UENF PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25036

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Permanência Escolar.

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma ação de formação continuada para professores da educação de jovens e adultos (EJA) realizada no biênio de 2013 a 2014 na cidade de Itaperuna, localizada na região Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Idealizada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a partir de resultados sobre a permanência escolar na região mencionada, que apontam ser o professor aquele que mais influencia na permanência dos estudantes. O projeto de extensão e pesquisa teve como horizonte o reconhecimento social docente por meio de suas memórias pedagógicas, entendidas como matéria prima para a elaboração de narrativas de experiências que deram certo, sob o ponto de vista autoral. Dessa forma, articularam-se as experiências que afetaram os professores, marcadas em suas memórias, como meio de valorização subjetiva, a fim de desenvolver ações conexas à qualidade de suas atuações na EJA, apontando para o protagonismo dos atores educacionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Como desdobramentos dos encontros de formação realizados foi criado um grupo de discussão permanente composto por docentes de EJA, o que nos fez inferir o realce do papel e da responsabilidade da UENF ao inaugurar um campo de extensão e pesquisa nesta modalidade de educação.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25036

Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

10-08-2016

Como Citar

Carmo, G. T. do. (2016). PERMANÊNCIA ESCOLAR, MEMÓRIA E AUTORIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA UENF PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 129–139. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25036