PERMANÊNCIA ESCOLAR, MEMÓRIA E AUTORIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA UENF PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Gerson Tavares do Carmo

Resumo


O presente trabalho refere-se a uma ação de formação continuada para professores da educação de jovens e adultos (EJA) realizada no biênio de 2013 a 2014 na cidade de Itaperuna, localizada na região Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Idealizada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a partir de resultados sobre a permanência escolar na região mencionada, que apontam ser o professor aquele que mais influencia na permanência dos estudantes. O projeto de extensão e pesquisa teve como horizonte o reconhecimento social docente por meio de suas memórias pedagógicas, entendidas como matéria prima para a elaboração de narrativas de experiências que deram certo, sob o ponto de vista autoral. Dessa forma, articularam-se as experiências que afetaram os professores, marcadas em suas memórias, como meio de valorização subjetiva, a fim de desenvolver ações conexas à qualidade de suas atuações na EJA, apontando para o protagonismo dos atores educacionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Como desdobramentos dos encontros de formação realizados foi criado um grupo de discussão permanente composto por docentes de EJA, o que nos fez inferir o realce do papel e da responsabilidade da UENF ao inaugurar um campo de extensão e pesquisa nesta modalidade de educação.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25036


Palavras-chave


Formação Continuada; Educação de Jovens e Adultos; Permanência Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25036

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Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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