O PENSAMENTO CONSERVADOR E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA LAICIDADE

José Antonio Miranda Sepulveda, Denize Sepulveda

Resumo


O objetivo deste texto é relacionar a retórica conservadora com as propostas e práticas discriminatórias no interior da escola. Para isso, foi feita uma reflexão teórica sobre o conceito de conservadorismo. Após, foi desenvolvida uma proposta de análise do conservadorismo a partir da concepção de luta de classes defendida por Thompson, permitindo entender como funciona a discriminação nas escolas públicas. Foi feita uma análise documental das principais leis que endossam práticas conservadoras na escola, com foco na discussão da “ideologia de gênero” e do movimento Escola sem Partido. O texto conclui afirmando a importância de um debate cuidadoso acerca da laicidade como instrumento de resistência às práticas conservadoras.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767


Palavras-chave


Palavras-chave: Conservadorismo. Discriminação. Laicidade.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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