O ENSINO EXPLÍCITO: UM MEIO PARA TORNAR EFICAZ NOSSO SABER PEDAGÓGICO – ENTREVISTA COM CLERMONT GAUTHIER

Autores

  • Andressa Aita Ivo
  • Marie Pierre Dencuff

Resumo

Clermont Gauthier é Professor Titular do Departamento de Estudos sobre o Ensino e a Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Educação na Universidade Laval desde 1989. É titular da Cadeira de Pesquisa do Canadá em estudos para a Formação de Professores da Universidade Laval (Quebec) e membro fundador do Centro de Pesquisa Interuniversitária para a Formação e a Profissão Docente (CRIFPE). Ao longo de sua carreira universitária publicou, como autor ou em colaboração, mais de 40 livros e mais de uma centena de artigos e capítulos de livros sobre os temas pedagogia – suas origens e fundamentos – correntes pedagógicas, práticas pedagógicas eficazes e formação de professores. A entrevista foi realizada em 18 de dezembro de 2012, ocasião em que a entrevistadora realizava seu Doutorado Sanduíche na Universidade Laval de Quebec sob orientação de Clermont Gauthier. As entrevistadoras acrescentaram notas explicativas, com o intuito de facilitar a compreensão de alguns aspectos.

Biografia do Autor

Andressa Aita Ivo

Bolsista de Pós-Doutorado – DOCFIX na Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Especialista em Gestão Educacional (UFSM) em 2008. Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) em 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Doutora em Educação (UFPel) em 2013.

Marie Pierre Dencuff

Professora da Universidade Laval de Quebec – Canadá, atualmente realiza seu Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade Laval, junto ao Centro de Pesquisa Interuniversitária sobre formação e trabalho docente (CRIFPE). Mestre em Comunicação pela Universidade Montpellier da França em 2000. Doutora em Educação pela Universidade de Provence da França em 2010.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Ivo, A. A., & Dencuff, M. P. (2014). O ENSINO EXPLÍCITO: UM MEIO PARA TORNAR EFICAZ NOSSO SABER PEDAGÓGICO – ENTREVISTA COM CLERMONT GAUTHIER. Revista Teias, 15(39), 268–280. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24491