CURRÍCULO DA ARQUITETURA DO LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E POSIÇÕES DE SUJEITO DEMANDADAS
Resumo
Tomamos, neste artigo, o currículo da arquitetura de um laboratório de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte como objeto de estudo e analisamos os saberes por ele oportunizados. Utilizamos, para tal análise, conceitos da análise do discurso foucaultiano e de currículo pós-crítico. O argumento desenvolvido é o de que no currículo da arquitetura do laboratório de ciências é possível observar a invenção do espaço de fazer experimental ao se articular, por meio de um conjunto de técnicas – de empiria racional, medicalização, pedagogização, cuidado, vigilância, eficácia e registro –, demandas do discurso científico e psicopedagógico. Nesse processo, indivíduos/as são posicionados/as como sujeitos instrumentalizado, controlador, ambientalistas, psicopedagógico, vigilante e funcional.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias