CURRÍCULO DA ARQUITETURA DO LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E POSIÇÕES DE SUJEITO DEMANDADAS

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso FaE/Universidade Federal de Minas gerais e DEDI/Universidade Federal de Sergipe
  • Marlucy Alves Paraíso FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Tomamos, neste artigo, o currículo da arquitetura de um laboratório de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte como objeto de estudo e analisamos os saberes por ele oportunizados. Utilizamos, para tal análise, conceitos da análise do discurso foucaultiano e de currículo pós-crítico. O argumento desenvolvido é o de que no currículo da arquitetura do laboratório de ciências é possível observar a invenção do espaço de fazer experimental ao se articular, por meio de um conjunto de técnicas – de empiria racional, medicalização, pedagogização, cuidado, vigilância, eficácia e registro –, demandas do discurso científico e psicopedagógico. Nesse processo, indivíduos/as são posicionados/as como sujeitos instrumentalizado, controlador, ambientalistas, psicopedagógico, vigilante e funcional.

Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, FaE/Universidade Federal de Minas gerais e DEDI/Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente I do Departamento de Educação (DEDI) e Coordenadora da Sala Verde da Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Ciências Biológicas (2006) e Mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação e tem investigado infância, gênero, sexualidade, corpo, biopolítica e dispositivo em currículos de Ciências sob olhares pós-críticos.

Marlucy Alves Paraíso, FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

É professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1995 e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade desde 2003. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. É perquisadora do CNPq e Fundadora e Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG. É Professora Colaboradora do Mestrado em Currículo da Universidade Salesiana de Quito (Equador). Tem trabalhado uma vez por ano como professora visitante na Universidade de Valencia - Espanha. Paticipa do GT Curriculo da ANPEd desde 1992. Possui Pós-Doutorado (PHD) em Educação pela Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha (2009); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Foi membro do Conselho Editorial de Educação em Revista (FAE/UFMG) durante 4 anos (de 2006 a 2010). Todos os seus trabalhos de ensino, pesquisa, extensao e orientação tem como foco os currículos escolares e não escolares. Investiga e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado principalmente nos seguintes temas: currículo e diferenças, curriculos e culturas, currículo e gênero, currículos escolares, políticas de currículos, curriculos e outros artefatos tecnoculturais, currículo e mídia.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Como Citar

Cardoso, L. de R., & Paraíso, M. A. (2013). CURRÍCULO DA ARQUITETURA DO LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E POSIÇÕES DE SUJEITO DEMANDADAS. Revista Teias, 14(33), 29. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24366

Edição

Seção

Em Pauta