ESCREVER RESPONSÁVEL SOB AS CONDIÇÕES DO DESERTO ( O COMPROMISSO COM O OUTRO E A CONTEMPORANEIDADE)

Autores

  • Carlos Roberto Carvalho UFRRJ-IM
  • Flávia Miller Naethe Motta Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares(PPGEduc).

Resumo

Resumo As vozes que se enunciam aqui são de dois pesquisadores que tomaram para si as palavras de poetas e cientistas para, assim, participarem do grande diálogo a respeito do mundo contemporâneo. Um mundo caduco que tem se tornado um imenso deserto. Mundo que é da nossa inteira culpa e responsabilidade. Não existindo nenhum álibi, nenhuma desculpa, para nossa indiferença frente a ele. A tese que esposam é a mesma proposta por Bakhtin: a de que só se pode vencer a aridez dos desertos a partir de uma atitude responsável (corresponsável) em que se conjuguem organicamente estas três esferas da cultura humana, quais sejam: a arte, a ciência e a vida. Todavia, ela jamais poderá ser vista como uma tese individualista: da luta isolada de um único individuo. Contrários a esta perspectiva, afirmam o papel histórico do individuo como sujeito histórico responsável e ativo que sabe que é o outro que lhe concede a existência, lhe dá sentido e acabamento, sem álibi. Palavras-Chave: Arte, Vida, Conhecimento, Responsabilidade.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Carvalho, UFRRJ-IM

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. EDUCAÇÃO

Downloads

Publicado

01-08-2013

Como Citar

Carvalho, C. R., & Motta, F. M. N. (2013). ESCREVER RESPONSÁVEL SOB AS CONDIÇÕES DO DESERTO ( O COMPROMISSO COM O OUTRO E A CONTEMPORANEIDADE). Revista Teias, 14(32), 24. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24307