MOBILIDADE CONECTADA NAS ESCOLAS: OS CASOS BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes
  • Simone Lucena UNIT
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro - Portugal

Resumo

O acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem acontecendo desde a metade do século XX, porém é na primeira década do século XXI com a intensificação das tecnologias móveis, portáteis a exemplo dos smartphones, tablets e netebooks, que novas configurações de espaço, tempo e lugar vão surgir. Neste sentido, a palavra mobilidade tem sido utilizada com muita freqüência nos últimos tempos por diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, tanto na sala de aula como nos corredores, na quadra, auditório ou na cantina se configuram também como espaços de aprendizagem, com possibilidades de conexão com outros espaços e outras pessoas. No Brasil e em Portugal, o programa "um para um" pressupõe um avanço substancial nas políticas de inserção das tecnologias na educação. Tanto no Brasil, com PROUCA, quanto em Portugal, com o e.Escola 2.0, estes programas objetivam melhorar os resultados educativos, desenvolver as competências sociotécnicas requeridas pelo mercado com o adensamento da cadeia produtiva comercial e reafirmam a necessidade de as escolas incorporarem as TIC como parte das “estratégias inclusivas, holísticas e integrais”. Este artigo pretende refletir sobre a mobilidade potencializada pelos dispositivos digitais móveis através dos programas “Um por um” implantados no Brasil e em Portugal. Palavras-chave: Prouca, Magalhães, tecnologias móveis, educação

Biografia do Autor

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Licenciado e Bacharel em Historia, Especialista em Tecnologia Educacional, Mestre em Educação e Doutor em Ciencias da Comunicação. Professor do Programa de pós GraduaçAo em Educação da Universidade Tiradentes. Coordenador Adjunto do Programa e-Tec em Sergipe.

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Publicado

20-12-2012

Como Citar

Linhares, R. N., Lucena, S., & Ramos, F. (2012). MOBILIDADE CONECTADA NAS ESCOLAS: OS CASOS BRASIL E PORTUGAL. Revista Teias, 13(30), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24286