A aprendizagem colaborativa em rede: a cibereducação como prática ativista e transformadora do aprendizado no curso de arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.41294

Palavras-chave:

Educação, Arquitetura, Redes sociais digitais

Resumo

Com o advento do digital, aconteceram algumas reconfigurações na sociedade contemporânea. Entre os campos afetados por essas reconfigurações estão a colaboração, a construção do conhecimento e a educação. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do Facebook como espaço de aprendizagem colaborativa pelos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes. É um estudo qualitativo fruto de uma pesquisa-formação, com os seguintes instrumentos de construção de dados: atividade pedagógica e observação participante. Os resultados permitem concluir que o Facebook contribui para os processos de aprendizagem, propiciando autonomia, protagonismo, interação e colaboração. Sendo identificada a necessidade de melhoria na administração do tempo, para obtenção de melhores respostas.

Biografia do Autor

Alexandre Meneses Chagas, Universidade Tiradentes

Doutro em Educação-Unit,Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Tiradentes (Unit/PPED), membro do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES)

Murilo Santos Lacerda, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação-Unit, professor do curso de Arquitetura da Universidade Tiradentes, membro do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES)

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação-USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Líder do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES)

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

CHAGAS, Alexandre Meneses; LACERDA, Murilo Santos; LINHARES, Ronaldo Nunes. A aprendizagem colaborativa em rede: a cibereducação como prática ativista e transformadora do aprendizado no curso de arquitetura. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. Esp, p. 75–92, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.41294. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/41294. Acesso em: 17 fev. 2025.

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais