A CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: PARA QUEM E POR QUE PESQUISAMOS?

Autores

  • Luís Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e TV Escola/MEC
  • Yara de Souza Ferreira Secretaria Municipal de Ensino de São Gonçalo/RJ e Secretaria Municipal de Ensino de Niterói/RJ.
  • Helena Amaral da Fontoura Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Resumo

As relações éticas vividas no itinerário de uma investigação, através de uma abordagem etnográfica (BORGES, 2011) compõem o objeto de estudo deste artigo. Objetivamos investigar como ocorre a circularidade de saberes entre a escola e a universidade através dos processos de formação de professoras que atuam na educação básica. A pesquisa utiliza-se de observação participante, entrevistas semiestruturadas e a descrição densa. Os pressupostos que conduziram essa investigação estão pautados nas concepções de Morin, Leitão, Fontoura e Lüdke. Como parte dos resultados, evidenciamos dados através de problematizações acerca da circularidade de saberes que ocorre entre a escola e a universidade, refletindo sobre as relações éticas vividas no cotidiano da pesquisa.

Biografia do Autor

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e TV Escola/MEC

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Analista Educacional do Programa Salto para o Futuro da TV Escola/MEC.

Yara de Souza Ferreira, Secretaria Municipal de Ensino de São Gonçalo/RJ e Secretaria Municipal de Ensino de Niterói/RJ.

Professora da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Niterói.

Helena Amaral da Fontoura, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Downloads

Publicado

23-08-2012

Como Citar

Borges, L. P. C., Ferreira, Y. de S., & Fontoura, H. A. da. (2012). A CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: PARA QUEM E POR QUE PESQUISAMOS?. Revista Teias, 13(28), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24241