COMPREENSÃO DE LEITURA: PRINCÍPIOS AVALIATIVOS E INTERVENTIVOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Vera Lúcia Orlandi Cunha, Adriana Marques de Oliveira, Simone Aparecida Capellini

Resumo


A leitura é um processo complexo que envolve habilidades cognitivas e linguísticas, como a decodificação e a compreensão. Quando a habilidade de compreender textos lidos não é realizada, ocorre um comprometimento em todo o processo de aprendizagem interferindo no desenvolvimento do escolar como um todo. Assegurar que o escolar realize a leitura com eficiência apresenta-se como um dos principais desafios da escola. Considerando esses aspectos, este estudo, por meio da reflexão de estudos anteriores, apresenta os processos envolvidos na compreensão da leitura, assim como os problemas que podem interferir nestes processos, sua avaliação e estratégias de intervenção com os escolares para que possíveis dificuldades no contexto educacional possam ser minimizadas.
Palavras-Chave: leitura; aprendizagem; linguagem escrita

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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