COMPREENSÃO DE LEITURA: PRINCÍPIOS AVALIATIVOS E INTERVENTIVOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Vera Lúcia Orlandi Cunha Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.
  • Simone Aparecida Capellini Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.

Resumo

A leitura é um processo complexo que envolve habilidades cognitivas e linguísticas, como a decodificação e a compreensão. Quando a habilidade de compreender textos lidos não é realizada, ocorre um comprometimento em todo o processo de aprendizagem interferindo no desenvolvimento do escolar como um todo. Assegurar que o escolar realize a leitura com eficiência apresenta-se como um dos principais desafios da escola. Considerando esses aspectos, este estudo, por meio da reflexão de estudos anteriores, apresenta os processos envolvidos na compreensão da leitura, assim como os problemas que podem interferir nestes processos, sua avaliação e estratégias de intervenção com os escolares para que possíveis dificuldades no contexto educacional possam ser minimizadas. Palavras-Chave: leitura; aprendizagem; linguagem escrita

Biografia do Autor

Vera Lúcia Orlandi Cunha, Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília - SP

Adriana Marques de Oliveira, Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.

Fonoaudióloga; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista. FFC/UNESP- Marília- SP. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

Simone Aparecida Capellini, Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.

Fonoaudióloga. Doutora e Pós-Doutora em Ciências Médicas – Faculdade de Ciências Médicas – FCM/UNICAMP – Campinas – SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília - SP.

Downloads

Publicado

24-12-2010

Como Citar

Cunha, V. L. O., de Oliveira, A. M., & Capellini, S. A. (2010). COMPREENSÃO DE LEITURA: PRINCÍPIOS AVALIATIVOS E INTERVENTIVOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Teias, 11(23), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24141