FRONTEIRAS DA CULTURA E DA ORALIDADE - FÓRUM INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS E "FORO LATINOAMERICANO: MEMORIA E IDENTIDAD"

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas
  • Cristiano Guedes Pinheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Lorena Almeida Gill Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo apresenta algumas das experiências que levaram à constituição do Fórum Internacional de Contadores de Histórias, realizado em Pelotas no Rio Grande do Sul, em setembro e outubro de 2009, e que, possui uma estreita relação com o Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad, que ocorre anualmente em Montevidéu, no Uruguai. As experiências realizados no Uruguai fomentaram a organização, no Brasil, de um espaço de valorização e reconhecimento das culturas populares, contribuindo para o fortalecimento de identidades e tendo como princípio o respeito pela diversidade. Acredita-se assim que são as tradições orais das culturas populares latino-americanas elementos vitais no fortalecimento de nossa esperança nessas novas fronteiras culturais.

Biografia do Autor

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Cristiano Guedes Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de História e do Bacharelado em Antropologia Social, ambos pela UFPel.

Lorena Almeida Gill, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História, Professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

25-05-2010

Como Citar

Bussoletti, D. M., Pinheiro, C. G., & Gill, L. A. (2010). FRONTEIRAS DA CULTURA E DA ORALIDADE - FÓRUM INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS E "FORO LATINOAMERICANO: MEMORIA E IDENTIDAD". Revista Teias, 11(21), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24107