CONSTRUINDO UM CORPUS DE PESQUISA: FRAGMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo resulta das reflexões metodológicas realizadas através do grupo de pesquisa “Narrativas Cotidianas: Identidade, Representação e Cultura”. Trata-se da proposta de construção de um corpus para a pesquisa qualitativa nos contornos de uma abordagem crítico-reflexiva em educação. Apresenta fragmentos de um estudo como parte ilustrativa desse processo. O texto é organizado em duas seções específicas: na primeira aborda aspectos referentes ao método envolvendo a descrição de procedimentos e na segunda seção esboça aspectos relevantes para uma abordagem critico-reflexiva em educação. Conclui na perspectiva da defesa de uma dupla função metodológica: o rigor e a desestabilidade que a reflexividade metodológica comportam.Downloads
Publicado
06-11-2014
Como Citar
PINHEIRO, Cristiano Guedes; BUSSOLETTI, Denise Marcos. CONSTRUINDO UM CORPUS DE PESQUISA: FRAGMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 170–187, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24474. Acesso em: 15 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.