RÁDIO E TV NA WEB: VANTAGENS PEDAGÓGICAS E DINÂMICAS NA UTILIZAÇÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO

Autores

  • Clara Pereira Coutinho Universidade do Minho
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade do Minho

Resumo

O objectivo principal deste artigo é sensibilizar professores e educadores para o potencial educativo da rádio e da TV na web. Começamos por apresentar alguns conceitos da rádio e da TV, suas vantagens pedagógicas bem como alguns estudos realizados no âmbito de práticas docentes em interacção com estes canais de comunicação. Por fim apresentamos formas alternativas de criação de programação áudio com podcasts, bem como programação de vídeo no You Tube, que, no nosso entender, podem constituir propostas pedagógicas muito interessantes para estimular a criatividade e o espírito crítico dos alunos, bem como promover o trabalho cooperativo e colaborativo na web. Palavras-chave: Rádio Web, TV Web, Podcast, You Tube, Comunicação, Internet.

Biografia do Autor

Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho

Doutora em educação na área de conhecimento de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar no Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade do Minho

João Batista Bottentuit Junior é Mestre em Educação Multimédia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002). É Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG (2003) e Administração de Sistemas de Informação pela UFLA (2005). Atualmente cursa Doutorado em Educação no ramo de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Publicou 5 artigos em periódicos especializados e 25 trabalhos em anais de congressos, possui ainda 1 livro publicado. Atua na área de Ciência da Computação e Tecnologia Educativa.

Publicado

26-06-2008

Como Citar

Coutinho, C. P., & Bottentuit Junior, J. B. (2008). RÁDIO E TV NA WEB: VANTAGENS PEDAGÓGICAS E DINÂMICAS NA UTILIZAÇÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO. Revista Teias, 9(16-17), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24030