TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?
Palavras-chave:
Currículo, tecnologia educativa, processo didático.Resumo
Há mais de um quarto de século que se vem consolidando uma concepção de Tecnologia Educativa (TE) entendida não como o simples uso de meios tecnológicos mais ou menos sofisticados, mas como uma forma sistemática de conceber, gerir e avaliar o processo de ensino aprendizagem em função de metas e objectivos educacionais perfeitamente definidos. Nesse sentido a TE interliga-se com Teoria e Desenvolvimento Curricular (DC) onde encontra a cobertura conceptual para a sua forma de actuação no terreno educativo. No entanto, no panorama pedagógico ocidental, os estudos adstritos a estes dois domínios estão representados por programas académicos e de investigação perfeitamente consolidados e identificados como espaços de conhecimento pedagógico independentes, às vezes mesmo antagónicos, que, entre outros efeitos, propiciaram a que a TE por um lado e o DC pelo outro, concretizassem propostas teóricas e acções práticas nem sempre coincidentes. Na era da globalização, em que é inquestionável o poder educativo das TICE, mas em que se sabe também que esse potencial depende do modo como professores e alunos as inserem no processo didáctico, parece importante lembrar que a tecnologia só faz sentido se usada com intencionalidade, ou seja, se correctamente integrada na concepção e desenvolvimento de todo um projecto curricular. Urge, pois, que estes dois domínios científicos se dêem as mãos e definam linhas de actuação concertadas e coincidentes.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
COUTINHO, Clara Pereira. TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 16 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24010. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
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