REDUÇÕES, CONFUSÕES E MÁS INTENÇÕES: AVANÇANDO NA COMPREENSÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Sandra Regina Sales Universidade do Grande Rio
  • Gustavo Enrique Fischman Arizona State University

Resumo

A popularização da expressão ação afirmativa (AA) ocorre no Brasil cercada por ambigüidades. Uma revisão de literatura geral e especializada revela, por um lado, que há uma associação direta das AA às cotas. Por outro lado, as AA são reduzidas, especialmente no ensino superior, como se beneficiassem exclusivamente aos afrodescendentes. Ambas as associações são equivocadas. Neste trabalho são apresentadas diferentes perspectivas e justificativas que permitem uma melhor e mais completa compreensão sobre as AA, que emergem de três fontes: a) análises conceituais dos debates sobre AA, raça e educação; b) análises das tendências presentes nos discursos sobre AA, raça e educação entre 36 informantes-chave entrevistados; c) análises de editoriais e matérias de opinião veiculadas pelo jornal O Globo. Palavras-chave: Ensino Superior, políticas de ação afirmativa, cotas.

Biografia do Autor

Sandra Regina Sales, Universidade do Grande Rio

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior.

Gustavo Enrique Fischman, Arizona State University

Doutor (1997) em Ciências Sociais e Educação Comparada a pela University of Califórnia de Los Angeles (UCLA-USA). Atualmente é Professor da Arizona State University (ASU-USA) e professor visitante em universidades da Espanha, Argentina, Colômbia, México, entre outras. Publicou 4 livros e tem mais de 100 publicações internacionais. Além disso, participa em numerosos conselhos editoriais e é o editor das revistas Education Review/Resenhas Educativas e da Education Policy Analysis Archives/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tem experiência na área de Políticas Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação docente, gênero, pedagogias críticas.

Publicado

26-06-2008

Como Citar

Sales, S. R., & Fischman, G. E. (2008). REDUÇÕES, CONFUSÕES E MÁS INTENÇÕES: AVANÇANDO NA COMPREENSÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Teias, 9(16-17), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24026