REDUÇÕES, CONFUSÕES E MÁS INTENÇÕES: AVANÇANDO NA COMPREENSÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Sandra Regina Sales, Gustavo Enrique Fischman

Resumo


A popularização da expressão ação afirmativa (AA) ocorre no Brasil cercada por ambigüidades. Uma revisão de literatura geral e especializada revela, por um lado, que há uma associação direta das AA às cotas. Por outro lado, as AA são reduzidas, especialmente no ensino superior, como se beneficiassem exclusivamente aos afrodescendentes. Ambas as associações são equivocadas. Neste trabalho são apresentadas diferentes perspectivas e justificativas que permitem uma melhor e mais completa compreensão sobre as AA, que emergem de três fontes: a) análises conceituais dos debates sobre AA, raça e educação; b) análises das tendências presentes nos discursos sobre AA, raça e educação entre 36 informantes-chave entrevistados; c) análises de editoriais e matérias de opinião veiculadas pelo jornal O Globo.

Palavras-chave: Ensino Superior, políticas de ação afirmativa, cotas.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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