CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ (1969-1998): UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO

Autores

  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

ciências, currículo, história das disciplinas escolares.

Resumo

Neste artigo analisa-se o currículo de ciências no CAp UFRJ no período de 1969 a 1998, tendo por base, especialmente, os trabalhos de Ivor Goodson em história das disciplinas escolares. Procura-se entender como o contexto institucional contribui para a gênese de uma disciplina escolar, ao reinterpretar os con-textos educacionais e sociais mais amplos. Defende-se que a história do ensino de ciências no CAp UFRJ vem mesclando, de forma não linear, tradições utilitárias, pedagógicas e acadêmicas. Conclui-se, contudo, que o foco nas tradições acadêmicas acentua-se com o passar dos anos.

Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Lopes, A. C. (2007). CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ (1969-1998): UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO. Revista Teias, 1(2), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23850

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua