PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”

Autores

  • Igor Raatz Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Natascha Achieta Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • William Galle Dietrich Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2020.54206

Palavras-chave:

Processualismo científico. Ciência Jurídica. Dogmática jurídica. Fases Metodológicas. Filosofia da ciência

Resumo

O ensaio tem como tema a investigação do significado do adjetivo “científico” dentro do processualismo “científico” bem como o conteúdo das “novas fases metodológicas”. Delimita-se a investigação dentro da Ciência Jurídica e sua divisão tripartite. Tem-se como objetivo demonstrar que o adjetivo “científico” não guarda relação com as exigências metodológicas da Ciência Jurídica. Coloca-se em xeque a existência de fases metodológicas. A hipótese é de que o adjetivo “científico” e as “novas fases” foram utilizadas, respectivamente, como estratégia discursiva para desqualificar uma teoria com bases epistemológicas distintas e para reivindicar para as “novas” fases uma autoridade que não se justifica.

Biografia do Autor

Igor Raatz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-doutor, doutor e mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em processo civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil – ABDPC. Membro do DASEIN – Núcleo de Estudos Hermenêuticos. Membro da ABDPro – Associação Brasileira de Direito Processual. Membro do IIDP – Instituto Iberoamericano de Direito Processual. Professor no curso de graduação em Direito da Universidade FEEVALE – Novo Hamburgo (RS). Professor em cursos de pós-graduação e extensão em direito processual civil. Advogado.

Natascha Achieta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Especialista em Direito pela Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul – AJURIS. Membro da ABDPro – Associação Brasileira de Direito Processual. Membro do IIDP – Instituto Iberoamericano de Direito Processual. Professora em cursos de pós-graduação e extensão em direito processual civil. Advogada. Porto Alegre/RS.

William Galle Dietrich, Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, Rio Grande do Sul.

Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, como bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade FEEVALE. Membro da ABDpro. Professor em cursos de pós-graduação e extensão em direito processual civil. Advogado. Porto Alegre/RS. 

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Raatz, I., Achieta, N., & Dietrich, W. G. (2020). PROCESSUALISMO CIENTÍFICO E “FASES METODOLÓGICAS DO PROCESSO”: A TÁTICA ERÍSTICA DO ADJETIVO CIENTÍFICO E DAS “NOVAS FASES METODOLÓGICAS”. Revista Eletrônica De Direito Processual, 21(3). https://doi.org/10.12957/redp.2020.54206