v. 5 n. 4 (2021): ECLOSÃO DOS SABERES E FAZERES NA CIBERCULTURA - EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDIÇÃO ESPECIAL)

					Visualizar v. 5 n. 4 (2021): ECLOSÃO DOS SABERES E FAZERES NA CIBERCULTURA - EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDIÇÃO ESPECIAL)
Publicado: 2021-12-17

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • Experiências educativas mediadas por tecnologias digitais em rede na educação básica

    Felipe Carvalho, Edméa Santos, Mariano Pimentel, Rosemary dos Santos
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64268

Apresentação Temática

  • Educação básica e as novas formas de aprender e ensinar na cibercultura

    Karine Pinheiro Souza, Renata Aquino, Vagna Lima
    14-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.63834

Artigo Seção Temática

  • Da angústia à felicidade: caminhos tecnológicos de professores na pandemia

    Heloisa Paes de Barros Arruda, Ana Maria Di Grado Hessel
    24-50
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60048
  • O professor criador de experiências educacionais mediadas por tecnologias digitais na cibercultura

    Adelina Maria Carreiro Moura
    51-73
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60475
  • Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas

    Telma Rocha, Cleyton Brandão
    74-96
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60979
  • Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica

    Jeanny Meiry Sombra Silva, Juliana Caetano Neto, Thiago Henrique Valério Pereira, Francielle Aparecida Miquilini Arcega
    97-120
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59471
  • Do entregador de informação a mediação pedagógica por meio das TDIC na educação híbrida: um estudo de caso de professores da educação básica

    Tânia Noemia Rodrigues Braga, Karine Pinheiro Souza
    121-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57472
  • Um novo tempo, apesar dos perigos: atuação docente na educação básica no contexto da cibercultura - a voz das educadoras!

    Aurinete Alves Nogueira, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Francisca Geny Lustosa, Aleandra de Paiva Nepomuceno
    140-159
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60443
  • Google classroom como ambiente para a formação continuada de professores: desafios e possibilidades

    Ana Luiza Zappe Desordi Flôres, Quelen Colman Espíndola Lima, Cadidja Coutinho, Raquel Ruppenthal, Mara Regina Bonini Marzari
    160-172
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57463
  • O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas

    Rodrigo dos Reis Nunes, Josiane Bispo Cruz Lima
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216
  • Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization VI na disciplina de História

    Juliana Caetano Nêto, Patrick de Menezes
    191-215
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.58461
  • Educação Aberta como mudança de jogo: histórias da pandemia

    Renata Aquino Ribeiro
    216-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62224
  • Representações sociais da docência no Ensino Fundamental II: percepção do professor e identidade docente

    Adelson Pereira de Sousa, Verônica de Oliveira Magalhães
    241-257
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55113

Relato de Experiência

  • Relato de Experiência do uso das TDIC por alunos chamados de nativos digitais em Escola Pública Estadual de Ensino Médio em Recife-PE

    Claudemir Jeremias de Lima, Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho, Neiton Carvalho da Silva, Elidiene gomes de oliveira Lima
    258-272
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59815
  • Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas

    Gerusa Cabral Guerra, Josimar Alves, Roberta Barros de Oliveira Nascimento, Rosangela Renovato, Sebastiao da Silva Vieira
    273-285
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53827
  • Versos e reversos de uma gestora escolar em tempos de ensino remoto

    Joseane Lima Muniz
    286-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59534

Produções Artísticas, Literárias e Culturais

  • Esquete online educação além da distância: compartilhando experiências das aulas virtuais de teatro no IFCE

    José Tomaz de Aquino Júnior, Maria Jaene Aguiar Pinho, Rayssa Torres Dias
    303-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61779
  • Andarilhar pandêmico em foto-poéticas rizomáticas

    Tiago Amaral Sales, Fernanda Monteiro Rigue
    306-323
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61833
  • “Rir é um bom remédio e pode ajudar a vencer a Covid-19” Adolescentes e jovens utilizam o humor para conscientizar territórios vulneráveis

    Mônica Mandaji, Guilherme Freitas Grad, Kamyla Amorim, Pedro Amorim, Vanessa Reis
    324-333
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62226

Entrevistas/Conversas

  • O exercício da docência na educação básica no contexto da cibercultura

    Vagna Brito de Lima
    334-343
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.64181