O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216Keywords:
Educação, Formação docente, Ensino remoto, Tecnologias Digitais da Informação e da comunicaçãoAbstract
Este trabalho buscou discutir acerca das práticas de ensino desafiadoras frente às instabilidades do século XXI e, de forma mais específica, no ano 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou como instrumento de levantamento de dados, além da bibliografia consultada, um questionário semiestruturado que versou sobre questões direcionadas a docentes da rede pública e privada de ensino sobre a realidade de trabalho frente à pandemia e como eles têm lidado com as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Como resultado, pudemos constatar a presença de tensões relatadas pelos docentes que foram abruptamente postos à prática do ensino remoto, a necessidade de domínio de tecnologias específicas, além de constatarmos a importância da oferta de formação adequada para preparar melhor esses profissionais.
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