FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS PANDEMIA: OS PROFESSORES COMO PROTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO REMOTA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70611

Palavras-chave:

Pandemia, educação online, formação docente, professores

Resumo

Os professores foram os agentes que deram respostas mais rápidas à crise instalada com a suspensão das aulas presenciais. No Brasil, com mínimo apoio de políticas públicas de formação, equipamentos e infra-estrutura para o ensino remoto, os professores foram protagonistas de processos formativos mediados por tecnologias e na criação e re-invenção de diversos artefatos digitais para atender à demanda do ensino remoto. Este dossiê pretende reunir relatos de experiências e artigos teóricos sobre o desafio do exercício da docência em tempos de crise. Artigos sobre a educação no cenário pós-pandemico e as repercussões do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes também serão aceitos neste Dossiê.

Biografia do Autor

Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências da Educação na Universidade do MInho

Professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde da UFT.

Denilda Caetano de Faria, Faculdade Serra do Carmo - FASEC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO, Professora da Faculdade Serra do Carmo - FASEC.

Monise Vieira Busquets, Universidade Federal do Tocantins

Ciências do Ambiente e sua pesquisa versa sobre a violação dos direitos humanos sofridos por mulheres atingidas pela barragem de Belo Monte, Estado do Pará, Amazônia brasileira. Pesquisa ainda temas como cultura e meio ambiente, subalternidade, a luta pela dignidade humana empreendida por movimentos sociais, tendo como ponto focal de sua carreira acadêmica as formas de violência relegada aos corpos subalternos em territórios coloniais, mais precisamente na Amazônia. Compõe a Rede de Barragens Amazônicas (RBA), grupo de trabalho conjunto entre a Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Rondônia e a Universidade da Flórida - USA. Atua ainda como Produtora Cultural, dentre suas produções, dirigiu o documentário Da Luz da Vida à Água que Morre ganhador do Prêmio Cacá Diegues de incentivo à cultura do Estado do Tocantins em 2012, a série documental Barragens Hidrelétricas e Povos Indígenas (2017) com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e documentário produzido na Universidade Norte do Arizona - Estados Unidos, financiado pela National Science Foundation - NSF: Exploring the Colorado River Glen Canyon Dam Adaptive Management Program, (2017). Leciona disciplinas como: Sociologia; Antropologia; Direitos Humanos; História das Populações Amazônicas; Território e História Ambiental da Amazônia, Estado, Sociedade e Questões Agrárias; História da Arte; Introdução à Sociologia; Sociologia da Educação; História, Identidade e Memória dos povos do Campo; Percepção Visual; Movimentos Sociais; Estética; Fotografia; Educação e Meio Ambiente.

Ana Carmen de Souza Santana, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora na Universidade Federal do Tocantins(UFT- Campus de Arraias).

Gladis Falavigna, UERGS

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha. Professora adjunta da UERGS.

Referências

ALMEIDA, M.E.B. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologia; vol. 1(1), 2008, pp. 23-36.M.

ALVES, Elaine Jesus. DESENHO DIDÁTICO DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 210-229. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65998

ALVES, Elaine Jesus; FARIA, Denilda Caetano de. A criação de artefatos digitais no âmbito do desenho didático do ensino remoto emergencial. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.41, p.32-48, 2021.

AMORIM, Douglas Carvalho de; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA AUXÍLIO EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 303-317. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65983

BARBOSA, Milena Cristian do Nascimento; ALMEIDA, Márcia Taynara Machado; FARIAS, Mayrhon José Abrantes; SOUZA, Adriano Lopes de. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA COM O ENSINO HÍBRIDO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 252-266. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66371

BARROS, Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira; BRITO, Antonia Edna. ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 50-68. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66439

BONFIM, Luana Cristina Santos da Silva; CASTRO, Juliene Fernandes Silva de; RODRIGUES, Aline Camila. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 69-88. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66616

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

BUSQUETS, Monise Vieira; COSTA, Rafaele; CORDOVA, Clériston; PEREIRA, Weudes. COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ENSINO: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 128-153. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66309

CABRINI, Renata Melissa Boschetti; FERREIRA, Camila Fernandes de Lima; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; MELLO, Diene Eire de. UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES PARA PENSAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 177-193. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66564

CANI, J.B.; SANDRINI, E.G.C; SOARES, G.M.; SKALZER, K. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IFES Ciência, Volume 6 - Edição Especial / Número 1 / Ano 2020 – p. 23-39.

COSTA, Douglas Martins da; SUFIATTI, Jonathan Antônio; ARANTES, Rozana Cristina; CASTRO, Fabio de Jesus. O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 374-388. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66602

CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da; NETO, Luís Gomes de Moura. SENTINELA: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA WEB VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES A PARTIR DO GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 389-405. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66048

FARIA, Denilda Caetano; NEVES, Francisca Antônia dos Santos; GONÇALVES, Lorena Morganna; DAMASCENO, Fernanda Franco. DESAFIOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 89-107. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65691

FLORÊNCIO, Patrícia Cavalcante de Sá; MELO, André Luis Canuto Duarte; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO HÍBRIDO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 267-287. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63576

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

HAN, B. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung Chul-Han. El País Brasil, 22 de março de 2020. Disponível em: https:// brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanhasegundo-o-filosofo-byung-chul-han.html. Acesso em: 29 abr. 2022.

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. FORMAÇÃO DOCENTE E AS TDIC NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 439-457. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485

LOPES, Pablo Matheus da Silva; GUEDES, Dimitri Taurino; CASTRO, Kamilla Maria Sousa de. TRILHANDO CAMINHOS ALTERNATIVOS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOLIDÁRIA E COLABORATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 492-504. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64448

LOPES, R. P.; FURKOTTER, M.. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 269-296, Dec. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400269&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 18 Julho 2022.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; CARVALHO, José Luciano Moreira; MARTINS, Júlia Estácio. JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 478-491. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65883

NARDIM, Thaise Luciane; BARRERIA, Ely da Paixão Casemiro; SANTOS, Thamires Pâmela Filgueiras; ALMEIDA, Marcones Sousa. EDUCAÇÃO ON-LINE E COLABORAÇÃO: PROCESSOS EM TORNO DA “PALMAS HOME SCHOOL”. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 423-438. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66652

NOVAIS, Juliana Oliveira de Santana; NASCIMENTO, Maria Edna Porangaba do; DIAS, Poliana Gomes. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIÃO DOS PALMARES PARA A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 194-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66547

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo, vol. 7 nº 3, agosto de 2022.

PINHEIRO, Lucas Souza; CRUZ, Dulce Marcia. GAME COMENIUS E OFICINAS DE LUDOLETRAMENTO: JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 318-350. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66053

REIS, Mírian Gomes Lopes; SOUZA, Denise Dias de Carvalho; GOMES, Antenor Rita. DESAFIOS VIVENCIADOS NO ENSINO REMOTO/QUESTÕES TECNOLÓGICAS: REESTRUTURANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 108-127.

SÁ, Giovanna Queiroz Carvalho de; VENÂNCIO, Sariza Oliveira Caetano. O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA COMO EXPERIÊNCIA FORMADORA NO CURSO DE HISTÓRIA NA UFT (ARAGUAÍNA-TO). Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 154-176. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66549

SAINZ, I. SAINZ J. CAPILLA, A. Efeitos da crise COVID na educação. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 2020.

SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; VASCONCELOS, Karla Colares; SANTANA, José Rogério. O uso dos artefatos tecnológicos virtuais e digitais na escola. Artefactum - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 13, n. 2, 2016.

SANTOS, Antonio Genário Pinheiro dos; SANTOS; Giovana Silva; SILVA, Leandro de Souza. MENTORING PRACTICES IN ENGLISH LANGUAGE: A SUPPORTIVE ENVIRONMENT FOR STUDENTS OF EFL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 458-477. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66615

SANTOS, Daniela Pereira dos; SANTOS, Afonso Wescley de Medeiros; CRUZ, Mara Rúbia Rodriguez da; SILVA, Francisco Thiago. OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ENSINOS REMOTO E HÍBRIDO NA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 230-251. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66552

SEEMANM, Vânio Cesar; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DE FLORIANÓPOLIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 351-373. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66556

SILVA, Anadir Ferreira da; ABREU, Cirley Bandeira de; MELO, Luciléia dos Santos de. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PALMAS (TO). Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 31-49. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66188

SILVA, Roberta Tamires Evangelista da; BELIAN, Rosalie Barreto; BARROS, Marcos Alexandre de Melo; TEDESCO, Patricia Azevedo. APRENDIZAGEM MÓVEL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS DA REDE DE VIVÊNCIAS PELA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 288-302. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66654

WEBER, D. J.; ALVES, E. J. (Re)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor? EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1632, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1632.

WEBER, Dorcas Janice. PARÂMETROS PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 406-422. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63371

XIAO, Chunchen and Yi Li. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china . Acesso em: 01 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

ALVES, Elaine Jesus; FARIA, Denilda Caetano de; BUSQUETS, Monise Vieira; SANTANA, Ana Carmen de Souza; FALAVIGNA, Gladis. FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS PANDEMIA: OS PROFESSORES COMO PROTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO REMOTA NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 14–30, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.70611. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70611. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.