‘NATUREZA NA PELE’: O POTENCIAL DAS NARRATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 26-38.
ALVES, Nilda. Sobre o movimento das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008.
ALVES, Nilda. Práticas Pedagógicas em Imagens e Narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez Editora, 2019.
ALVES, Nilda; ARANTES, Erika; CALDAS, Alessandra Nunes; ROSA, Rebeca Silva; MACHADO, Isabel. Questões curriculares e a possibilidade de sua discussão em cineclubes com professores: a questão religiosa na escola pública. Visualidadades, v.14, n.1, p. 18-37, jan-jun, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995, v.1, p.15-32.
GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da Ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p 7-25, 2007.
ITAÚ CULTURAL, DATAFOLHA. Hábitos Culturais II. São Paulo - SP: Itaú Cultural, Datafolha, 2021. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2022.
JLEIVA CULTURA & ESPORTE. Cultura nas capitais. JLeiva Cultura & Esporte, São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 31 jan.2022
LEIVA, João; MEIRELLES, Ricardo. Cultura nas Capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte, Rio de Janeiro: 17 Street Produção Editorial, 2018.
COSTA, Andréa. Educação Museal e Cibercultura. In: CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias e COSTA, Andréa (org). Educação Museal: conceitos, história e políticas, vol. V. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020. Disponível em: .
MARTI, Frieda Maria. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2021, 298f.
MARTI, Frieda Maria; COSTA, Andréa. Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, maio de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022.
MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE: A EDUCAÇÃO MUSEAL NA/COM A CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 41-66, set. 2019. ISSN 2594-9004. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022. doi:https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44589.
MONTSERRAT, Victor J. Sobre los Artrópodos em el Tatuaje. Boletin de la Sociedad Entomológica Aragonesa (S.E.A.), n. 47, p. 4777-494, 2010.
NATUREZA na pele: Seção de Assistência ao Ensino, 20 jul 202. 1 vídeo (1h16min). [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QG1WhsBDjo0 Acesso em: 8 fev. 2022. Participação de Hugo Moleiro, Marcela Badolatto, Fernanda Monteiro e Carolina Braga.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, p. 71-94, 2007.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (orgs). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
SANTOS, Edméa. A Cibercultura e a Educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, Helena Amaral da; SILVA, Marco. (Orgs.) Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022.
SANTOS, Edméa; FERNANDES, Teresinha; e YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismo em tempos de pandemia Covid-19: lives (trans)feministas. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: . Acesso em: 05 jan 2022.
SANTOS, Edméa. Formação de professores e pesquisadores no contexto de pandemia: possibilidades e limites. Webconferência, 23.09.2020. FEUFF. Disponível em: . Acesso em: 05 jan 2022.
WE ARE SOCIAL. Global Digital Report 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2022.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66020
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.