Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente

Júnior Leandro Gonçalves, Lucila Pesce

Resumo


Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. O título deste ensaio traz explícito o objetivo principal: refletir sobre os diversos desafios que os docentes têm enfrentado neste momento de pandemia do COVID 19, com a imposição de diversas plataformas digitais, políticas públicas frágeis e a recorrente deslegitimação e desvalorização da profissão docente. O artigo procura explanar e elencar os problemas que se agudizaram diante do contexto pandêmico e como esses problemas reforçaram o descaso do poder público para com a educação pública, em especial para com os docentes. Com base na pedagogia e dialogia freiriana e os pressupostos da prática para a educação libertadora, considera-se que os problemas apresentados serão enfrentados se a profissão docente for considerada sob perspectiva colaborativa, autônoma e autoral, em face da realidade e dos contextos plurais nos quais as escolas estão inseridas.


Palavras-chave


Profissão docente. Pandemia. Desafios. Dialogia freiriana.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61398

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