Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60979

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Fundamental II. Plano de Aula. Fake News. COVID-19. Vacinas.

Resumo

Na atual Pandemia da COVID-19, o fenômeno das fake news dificulta o trabalho das autoridades científicas da saúde na medida em que contribui para a desinformação da população em relação aos protocolos sanitários. Com base no exposto, entende-se que a Educação Básica precisa apropriar-se dos processos tecnológicos e comunicacionais da cibercultura. Esse escrito tem o objetivo de apresentar um plano de aula do componente curricular Língua Portuguesa, para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre duas fake news acerca das vacinas de COVID-19, proliferadas em redes sociais e checadas pelo portal “Informe Fiocruz” e a agência checadora de notícias “Fato ou Fake”. O plano foi construído em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dado que o documento afirma que é necessário desenvolver nos educandos do Ensino Fundamental II habilidades de analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las. A abordagem metodológica é qualitativa, na qual utilizou-se a revisão de literatura, além de propor uma reflexão ação na prática pedagógica. Nos resultados, orientações para as etapas de construção do plano de aula, seleção dos conteúdos, objetivo geral e específicos, estratégias metodológicas, definição dos objetos de aprendizagem e a avaliação da aprendizagem. Por ser indicado para ensino híbrido, sugere-se a utilização do Jitsi Meet para a etapa on-line, uma plataforma de código aberto – que corresponde a um programa de licenciamento livre – para realização de videoconferências, na qual docentes podem promover aulas síncronas e atividades avaliativas. 

Biografia do Autor

Telma Rocha, Universidade Federal da Bahia

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Cleyton Brandão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduando da Licentiatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista PIBIC-UFBA-CNPq

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

ROCHA, Telma; BRANDÃO, Cleyton. Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 74–96, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60979. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60979. Acesso em: 19 abr. 2024.