NAS ALDEIAS E NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS : IMAGENS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS AMAZÔNIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56951

Palavras-chave:

Foto -Artigo .Educação diferenciada. Experiencia. Aldeias.Reserva Extrativista

Resumo

O foto-artigo aqui apresentado traz imagens de duas experiências (LARROSA 2002) e educadores na Amazônia Paraense. Essas imagens compõem o cotidiano de dois cursos de formação de professores nas aldeias e nas reservas extrativistas. O processo de trabalho nesses cursos trazem elementos que foram perpassados durante os dias que estiveram em contato com esses povos/territórios.(Re)elaborando novos olhares, perspectivas e principalmente formas de pensar/fazer(CERTEAU 2009e ALVES 2003) os territórios, os povos, a escola e toda a relação de reprodução da vida. Nesse contexto, osperíodos/experiências retratadas têm como perspectiva as imagens por considerar que, muitas vezes, no campo educacional a imagem não tem o protagonismo principal . A opção pelas imagens produzidas pelos autores deste foto-artigo explora sua potencia individual e suas diversas aberturas na relação com os leitores deixando caminhos para novas interpretações.

Biografia do Autor

Leonardo Zenha Cordeiro, Professor Universidade federal do Pará

Professor adjunto I-Pesquisas na area da cibercultura, cotidiano docentes e Juventudes

Referências

ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 4, n. 7-8, jan./dez. 2003.

ALVES, N.; Oliveira, I. B. Imagens de escolas: espaços-tempos de diferenças no cotidiano. Educação Campinas, vol. 25, n. 86, p.17-36, jan./abr. 2004.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 316 p.

DIDI-HUBERMAN, G.Cascas -São Paulo Editora 34,2017.

LARROSA, Jorge, (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, nº 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr.

LEA, V. R. Riquezas intangível de pessoas partíveis: os Mẽbêngôkre (kayapó) do Brasil Central. São Paulo: EDUSP, 2012.

_______. Povos indígenas no Brasil. Site IZA 1997. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal) Acesso em:11 de Dezembro 2020.

PARENTE, F. A.; LOPES, R. S. ; MILEO, I. S. O. . Pedagogia da Alternância na Formação de Professores Extrativistas: uma experiência na Terra do Meio, em Altamira/PA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 7, p. 63-77, 2020.

TIBALLI, E. F. A.; JORGE, Luís Eduardo . A Etonofotografia como meio de conhecimento no campo da Educação. HABITUS (UCG. IMPRESSO), v. 5, p. 63-76, 2007.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

SILVA, Aucirlene Santos da; CORDEIRO, Leonardo Zenha. NAS ALDEIAS E NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS : IMAGENS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS AMAZÔNIDAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 227–237, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.56951. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/56951. Acesso em: 19 abr. 2024.