As contribuições da democracia deliberativa de Jürgen Habermas para um direito à cidade mais efetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.42441

Palavras-chave:

Ação Comunicativa. Democracia Deliberativa. Direito à Cidade. Direito Urbanístico. Participação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo promover uma análise do conceito de direito à cidade a partir do referencial teórico que conjuga a proposta do filósofo francês Henry Lefebvre com a articulação crítica entre autonomia pública e privada tal qual proposta por Jürgen Habermas. Ocupa-se, a partir do estudo das categorias da democracia deliberativa e da ação comunicativa, da construção de uma dinâmica urbana mais transparente e eficiente, bem como da promoção do direito à cidade com respeito aos direitos essenciais à autonomia privada e garantia do espaço jurídico-político. Para isto, por meio do método dedutivo, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, pretende-se redesenhar o estatuto jurídico das cidades e alertar para a importância da introdução de mecanismos efetivos de participação comunitária com vistas a evitar a apropriação elitista do espaço urbano. Os resultados indicam que a cidade, enquanto morfologia material, espaço geográfico sensível, é condição de possibilidade para realização do ambiente urbano que, por sua vez, consiste no contínuo movimento de relações havidas por indivíduos e grupos sociais cada vez mais plurais e que necessitam de articulação. As considerações finais apontam para a necessidade de gestão horizontal a partir dos conceitos de democracia deliberativa e da ação comunicativa entre todos os atores sociais.

Biografia do Autor

Daniel Braga Lourenço, PPPGD da UniFG/BA

Doutor em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em Direito pela UGF/RJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UniFG/BA. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Adjunto do IBMEC/RJ. Membro do Oxford Centre For Animal Ethics - OCFA/UK. Coordenador do Centro de Ética Ambiental da UFRJ e do Antilaboratório de Direito Animal da UniFG - ANDIRA.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Lourenço, D. B., & Fernandes, E. N. (2020). As contribuições da democracia deliberativa de Jürgen Habermas para um direito à cidade mais efetivo. Revista De Direito Da Cidade, 11(4), 392–410. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.42441

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos