Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias e chamadas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 n. 1 (2021): Uma apresentação ou das cartografias decoloniais no ensino de História - Jan-Jun
v. 20 n. 1 (2021): Uma apresentação ou das cartografias decoloniais no ensino de História - Jan-Jun
Publicado em 30 de julho de 2021
Publicado:
2021-08-02
Equipe Editorial
Equipe Editorial
Equipe editorial Revista Intellèctus
PDF
Apresentação
Uma apresentação ou das cartografias decoloniais no ensino de História
Elisom Antonio Paim, Helena Maria Marques Araújo
i-vi
PDF
Dossiê
Reflexões sobre a decolonialidade em uma perspectiva histórica
Antonio Guimaraes Brito
1-15
PDF
O pensamento decolonial no horizonte de combate à violência epistemológica e/ou o epistemicídio no ensino de História
Elison Antonio Paim, Helena Maria Marques Araújo
16-33
PDF
O que você esconde? Caminhos para uma decolonização do “universalismo sem corpo”
Thiago de Abreu e Lima Florencio
34-53
PDF
Colonialidade, Modernidade e Decolonialidade: Da Naturalização da Guerra à Violência Sistêmica
Emerson Oliveira Nascimento
54-73
PDF
História da América Latina: diálogos possíveis entre a sociologia das ausências e os livros didáticos de História
Edson Antoni
74-91
PDF
Decolonialidade e relações raciais: um olhar sobre o ensino de História no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS
Eduarda Souza Gaudio, Joana Célia dos Passos
92-111
PDF
Por uma história decolonial: a atuação das populações afrodescendentes em ambientes socioculturais de Porto Alegre (1872–1971)
Arilson dos Santos
112-138
PDF
Formação inicial docente e a prática pedagógica no estágio supervisionado: da marafunda euro-colonialista à ginga afrodiaspórica em resistência
Rodrigo Batista Lobato, Giovanni Codeça Silva
139-164
PDF
Da colonialidade à decolonialidade: delineando possibilidades para a transformação das relações étnico-raciais e de gênero por meio dos saberes escolares
Mariana Alves de Sousa, Maria Valéria Barbosa
165-184
PDF
Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular
Francisco Overlande Manço de Souza, Noélia Rodrigues Pereira Rego, Humberto Salustriano da Silva
185-206
PDF
Ensinar histórias menores: narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outras
Maria Cecília Paladini Piazza, Giovanna Santana
207-225
PDF
Rolé na Penha: memórias e referências culturais em uma ecologia dos saberes
Ana Gabriela Saba
226-247
PDF
Ensino de História: a descolonização dos currículos, a formação docente e a ênfase à memória, história e identidade dos africanos e afro-brasileiros
Cleusa Teixeira Sousa
248-264
PDF
Artigos Livres
O encontro entre João Clímaco Bezerra e a Revista Brasiliense: a trajetória de um intelectual de província
Alexandre Barbalho
265-284
PDF
A representação do negro em Cogumelos de Outono (1972) de Gladstone Osório Mársico
Gláucia Elisa Zinani Rodrigues
285-301
PDF
Leitura como resistência: Ernesto Penteado e José Nogueira leitores de Nietzsche
Antonio Vinicius Lomeu
302-322
PDF
Resenhas
A construção da política rosista a partir das relações sociais estabelecidas
Juliana da Silva Sabatinelli
323-329
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Palavras-chave
Grupos de Pesquisa
Redes sociais
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários